BNCC, Constituição e Ética são destaque na Agenda NOVA ESCOLA

Uma programação especial para marcar 30 anos da Constituição de 1988, conteúdos exclusivos da Base e um curso de Ética em vídeo para ajudar na formação

POR:
NOVA ESCOLA

NOVA ESCOLA abre o mês de outubro com muitas novidades para professoras e professores de todo o país. No mês em que se comemora o Dia do Professor, vamos trazer presentes e muito conteúdo para usar dentro e fora da sala de aula. Para começar bem, NOVA ESCOLA lança a Semana Cidadã, para marcar os 30 anos da Constituição de 1988, que mudou os rumos do Brasil e tornou a Educação um direito universal. Você ainda encontra um curso de Ética em vídeo para ajudar na formação e uma série de conteúdos exclusivos do Guia da BNCC para tirar dúvidas e começar a usar já na escola. Confira a seguir os destaques da semana.

 

SEGUNDA-FEIRA

Como a Constituição mudou a Educação
A Constituição Federal brasileira completa 30 anos de existência e a NOVA ESCOLA lança a Semana Cidadã, uma série de reportagens e gráficos que vão discutir o documento e as mudanças causadas por ele na Educação. A semana começa com uma análise de como a Constituição de 1988 mudou a Educação no Brasil, inserindo o conceito de que a Educação Pública é um direito fundamental do cidadão.

Há 30 anos: NOVA ESCOLA celebrava Constituição de 1988
Fomos buscar em nossos arquivos o texto publicado na revista, que traz uma análise das conquistas da Constituinte, mas também prevê os próximos passos.

Tem dificuldade de discutir sobre Ética com seus alunos? Este curso da NOVA ESCOLA vai te ajudar!
A Constituição brasileira é regida, entre outros, pelo princípio da moralidade. Discutir dilemas morais com os alunos é uma boa maneira de levar o tema para a sala de aula. Neste curso, você vai conhecer estratégias para desenvolver esse trabalho em sala de aula e ver uma atividade sendo desenvolvida com uma turma do Ensino Fundamental 2 de uma escola pública de São Paulo.

Uma competência a cada segunda-feira
Você sabe o que é o Repertório Cultural? É uma das 10 Competências Gerais da BNCC. Saiba como é trabalhar essa habilidade em sala de aula. Todos os alunos, de acordo com a Base, devem desenvolver a capacidade de expressarem sentimentos e ideias, a consciência multicultural e o respeito à diversidade de culturas.

 

TERÇA-FEIRA

Constituição: muito falada, pouco conhecida
Para entender o que é de fato a Constituição Federal de 1988, porque ela é tão falada e, na verdade, pouco conhecida. O que é de fato este documento e o que ele traz.

Como estimular a leitura na Alfabetização
Os alunos precisam ser constantemente desafiados para não perderem o engajamento. Criança que aprende a ler fica mais estimulada a estudar com as descobertas que a leitura proporciona, afirma Mara Mansani.

Como as competências socioemocionais promovem saúde mental?
Rosane Voltolini, representante da Associação pela Saúde Emocional das Crianças, ressalta a importância de reconhecer a dor e de desenvolver estratégias para lidar com situações difíceis e com os sentimentos.

A importância de discutir a saúde mental de alunos e professores na escola
O clima escolar é um dos fatores que influenciam a saúde mental dos jovens e, claro, dos professores. Para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, é preciso antes de tudo que a escola favoreça um ambiente harmonioso, em que o respeito e a colaboração estejam inseridos nas práticas cotidianas.

Quando eu me pergunto se ser educador realmente vala a pena
"Se pudesse fazer tudo de novo, escolheria novamente o magistério. Não porque eu tenha algum dom exclusivo dos professores, mas porque o fazer humano me encanta, bem como o pensamento humano, a transformação dos alunos – crianças, jovens ou adultos", escreve a coordenadora Joice Lamb.

 

QUARTA-FEIRA

Como era a Educação na primeira República?
Um infográfico mostra, de maneira fácil, como a Educação era tratada no início da República no Brasil. Para entender o que mudou desde a Constituição de 1988, a gente tem que olhar para trás.

O que mudou na Educação na era Vargas
Gráfico mostra a construção do ensino no país, com a criação do Ministério da Educação e da Saúde Pública. Mas e o que acontecia com a maior parte da população?

Converse com o Educador do Ano
NOVA ESCOLA convidou o professor de História José Marcos Couto Júnior, escolhido o Educador do Ano no Prêmio Educador Nota 10, para um bate-papo nesta quarta-feira às 18h. Acompanhe ao vivo em nossa página do Facebook e mande suas perguntas!

Vídeo: o que muda em Língua Portuguesa com a BNCC?
Explicamos as diferenças entre os três documentos estruturantes da etapa de Educação Infantil: RCNEI, DCNEI e BNCC. A Base reforça a concepção de criança como protagonista e institui os 5 Campos de Experiências e objetivos de aprendizagem baseados nos 6 Direitos de Aprendizagem.

 

QUINTA-FEIRA

"A Constituição deve nortear a nossa vida"
O advogado Felipe Neves explica como levar a Constituição para as escolas. Felipe criou o projeto Constituição na Escola para ensinar alunos do Ensino Médio em escolas públicas quais são os aspectos mais importantes do documento. “Ao conhecer as leis, eu acredito que o jovem assume um papel crítico na sociedade: ele passa a defender seus direitos, entender o que está acontecendo e começa a fiscalizar e cobrar ações dos nossos políticos”.

A história da Constituição Cidadã
A Constituição Federal completa 30 anos. Para marcar esse momento histórico no Brasil, NOVA ESCOLA traz um vídeo que professores podem usar em sala de aula para discutir com seus alunos a importância do documento e como se apropriar da Constituição em nosso dia a dia. Esse material também é muito útil para coordenadores pedagógicos que queiram trabalhar atividades em projetos da escola.

Quinta do Educador Infantil
Explicamos as diferenças entre os três documentos estruturantes da etapa de Educação Infantil: RCNEI, DCNEI e BNCC. A Base reforça a concepção de criança como protagonista e institui os 5 Campos de Experiências e objetivos de aprendizagem baseados nos 6 Direitos de Aprendizagem.

Como a escola pode usar a internet para discutir saúde mental?
É possível ensinar aos “nativos digitais” como usar melhor a internet? Há quem não tenha dúvidas de que sim. O ambiente digital pode ser muito produtivo, mas também há um lado perigoso. Ao navegar, nem sempre crianças e adolescentes dominam, por exemplo, gerenciamento de configurações, padrões de conduta ou pesquisa em fontes confiáveis. E é nesse contexto que a escola pode contribuir.

 

SEXTA-FEIRA

5 gráficos para entender como era a Educação antes da Constituição
cinco gráficos que mostram como era a Educação antes da Constituição de 1988. Os gráficos mostram como era a Educação na Primeira República, o que mudou na Era Vargas e como ficou a Educação no governo militar.

Teste seus conhecimentos sobre a BNCC
Faça o teste e saiba o quanto você sabe sobre a BNCC para Matemática.

Oralidade e escrita na Educação Infantil
Silvia Colello, pedagoga e professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), levanta reflexões pedagógicas sobre o campo de experiência "Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação" proposto pela Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil.

Notícia falsa não pode ter vez!
Uma conversa ao vivo com Rodrigo Ratier sobre a importância de combater as notícias falsas e como ele está levando essa conversa pelo Brasil afora com o projeto Vaza, Falsiane. A transmissão acontece a partir das 10h em nossa página do Facebook.

Vamos falar de saúde mental
Adolescentes tristes, insatisfeitos com as relações pessoais, bulímicos ou que se automutilam. Professores cansados, de licença, com depressão. Toda escola enfrenta situações que colocam a saúde emocional de crianças, jovens e adultos. Mas como professores e alunos podem colaborar para melhorar o clima e a saúde mental? Dois cases de sucesso mostram o que estão desenvolvendo nessa área.

Tags

Guias