NOVA ESCOLA lança Semana Cidadã

Na semana em que a Constituição Federal completa 30 anos, a NOVA ESCOLA traz reportagens e gráficos que mostram o que mudou na Educação

POR:
NOVA ESCOLA

A Constituição Federal brasileira completa 30 anos de existência e a NOVA ESCOLA lança a Semana Cidadã, uma série de reportagens e gráficos que vão discutir o documento e as mudanças causadas por ele na Educação.

A semana começa com uma análise de como a Constituição de 1988 mudou a Educação no Brasil, inserindo o conceito de que a Educação Pública é um direito fundamental do cidadão.

A NOVA ESCOLA prossegue dissecando o que é de fato a Constituição Federal de 1988, porque ela é tão falada e, na verdade, pouco conhecida. O que é de fato este documento e o que ele traz.

E, em uma entrevista à NOVA ESCOLA, o advogado Felipe Neves explica como levar a Constituição para as escolas. Felipe criou o projeto Constituição na Escola para ensinar alunos do Ensino Médio em escolas públicas quais são os aspectos mais importantes do documento. “Ao conhecer as leis, eu acredito que o jovem assume um papel crítico na sociedade: ele passa a defender seus direitos, entender o que está acontecendo e começa a fiscalizar e cobrar ações dos nossos políticos”, diz.

Um vídeo também vai contar a história da Constituição. Professores poderão usar este vídeo em sala de aula para discutir com seus alunos a importância do documento e como se apropriar da Constituição no dia a dia. Um material que também é útil para coordenadores pedagógicos que queiram trabalhar atividades em projetos da escola.

Além do vídeo, a NOVA ESCOLA traz cinco gráficos que mostram como era a Educação antes da Constituição de 1988. Os gráficos mostram como era a Educação na Primeira República, o que mudou na Era Vargas e como ficou a Educação no governo militar. Eles trazem dados de forma clara, que podem ser usados em projetos de formação de professores e também em sala de aula.

Tags

Guias