Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
RDRevista Digital

Nova Escola

Nesta área você encontrará todo o acervo da revista de maneira organizada e em formato digital

O início | Saiba | Pesquisa


Por: Tory Oliveira

Como a geração Z aprende?

Segundo pesquisa, 59% querem estudar com a ajuda do YouTube; vídeos ficam atrás apenas da presença do professor

Nascida após 1995, a Geração Z é a que tem mais interesse em aprender com a ajuda do YouTube: assistir vídeos é o método favorito de 59% dos jovens americanos com menos de 21 anos. Só perde mesmo para o professor, mas a plataforma agrada mais do que as aulas tradicionais, os aplicativos educacionais e os livros didáticos. A tendência foi capturada pela pesquisa The Next Generation of Learners, encomendada pela empresa de ensino digital Pearson. Para eles, cujos expoentes mais velhos chegam agora ao Ensino Superior, o acesso à informação (nem sempre de boa qualidade) é rápido e simples, mas há menos foco para se concentrar por um período prolongado em uma mesma atividade – um desafio para o professor acostumado às aulas expositivas tradicionais.

PROFISSÃO: EDUTUBER


Se liga nessa história
Com 774 mil inscritos, o canal possui vídeos com diferentes professores e explicações sobre História, Sociologia, Filosofia e Geografia com foco no Ensino Médio.




Matemática Rio

O bom humor do professor Rafael Procópio é a estrela do canal dedicado a descomplicar a Matemática. É um dos populares, com 1,3 milhão de seguidores.



Ciência todo dia
Estudante de Física na UFSC, Rafael Loss criou o canal após perceber o vácuo de conteúdos de divulgação científica nesse formato em português. Tem 397 mil inscritos.

Fotos: Divulgação