Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

O que mudou na Educação na era Vargas? Veja infográfico

Gráfico mostra como era e o que mudou no Brasil a partir de 1930

POR:
Paula Calçade
Getúlio Vargas, com outros líderes da Revolução de 1930, em Itararé, São Paulo, logo após a derrubada de Washington Luís Foto: Claro Jansson

A partir da Revolução de 1930, a centralização política e econômica volta a ser vigente no Brasil. A figura de Getúlio Vargas surge com a intenção de ser responsável por grandes mudanças no país, diminuindo, assim, a autonomia dos governos estaduais. Isso repercute na Educação, que passa a ser regulamentada por leis federais, válidas para todos.

Em 1930 que o governo Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde Pública. No ano seguinte foi implantada a Reforma Francisco Campos, que organizou o ensino secundário e superior no Brasil.

Mesmo com essas tentativas, as massas trabalhadoras ainda não recebem ensino público de qualidade, destoando muito daquele oferecido às elites do país. Nos anos 1950, o desenvolvimento industrial ganha mais foco com o presidente Juscelino Kubitschek, prometendo “tirar o Brasil do atraso”. Mas a Educação continua tendo dificuldades para se alavancar no país:

.

Tags

Guias