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Por: Tory Oliveira

Como é a creche ideal, segundo o MEC?

Com matrículas em ascensão, creches e pré-escolas serão incluídas nas avaliações nacionais do MEC

A escola é limpa? Brinquedos ficam ao alcance das mãos? Esses e outros questionamentos ajudam a aferir se a creche ou pré-escola ajuda a criança a conviver, brincar, participar, explorar, se expressar e se conhecer – direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos pela Base. A partir do ano que vem, a etapa será incluída nas avaliações do MEC. Serão aplicados questionários aos professores, diretores e secretários para avaliar oferta de vagas, infraestrutura, insumos, recursos materiais e profissionais e a gestão das unidades. No Brasil, as matrículas para essa etapa atingiram 8,5 milhões em 2017. Para a especialista em Educação Infantil Karina Rizek, escolas atentas aos Parâmetros de Qualidade da Educação Infantil e aos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, produzidos pelo MEC em 2006 e 2009, já estão analisando o que precisa ser melhorado. No site do MEC, é possível consultar os parâmetros e fazer uma autoavaliação.

Fontes: Cizele Ortiz (Avisa Lá), Karina Rizek, Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil (MEC), Orientação para Elaboração de Projetos de Construção de Centros de Educação Infantil (MEC), Parâmetros Básicos de Infra-estrutura para Instituições de Educação Infantil (MEC)

Ilustração: Alexandre Affonso 

Fonte: Censo Escolar 2017