Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Como o jornalismo pode criar agentes de transformação

Atividade elaborada pela escola e laboratório aberto de jornalismo Énois visa a produção de informação inovadora pelos alunos

POR:
Flavia Nogueira
Foto: Tim Napier/Unsplash

A escola e laboratório aberto de jornalismo Énois disponibilizou um conteúdo para dar noções de como trazer ferramentas para que os alunos possam trabalhar a interpretação de texto, a leitura crítica sobre a mídia e como construir projetos de checagem de notícias para aplicar esses conteúdos em suas aulas.

O objetivo é divulgar o conhecimento básico sobre como o jornalismo é feito, levá-lo para mais perto da escola, dos jovens e da população em geral.

Segundo a Énois, o material foi desenhado de modo a promover o desenvolvimento de seres humanos jornalistas, combinando uma formação técnica voltada à produção de informação inovadora e diversa e sentidos e afetos que nos desenvolvem como pessoas e agentes de transformação. 

LEIA MAIS  Educação Midiática trabalha competências essenciais para o cidadão do século 21

O material usa a Caixa de Ferramentas, uma sistematização de um compilado de quase dez anos de metodologia de ensino e produção jornalística. Todo o conteúdo está disponível em uma plataforma online, organizada para que professores e educadores usem o material com seus alunos, em sala de aula, em projetos de jornalismo criados pela Escola de Jornalismo da Énois.

O conteúdo foi organizado em três grandes blocos: o curso introdutório, com dinâmicas e atividades pensadas para iniciar um curso de jornalismo. A caixa de técnicas jornalísticas traz atividades e ferramentas com foco na produção (da pauta à distribuição). E a caixa de técnicas de grupo traz propostas para trabalhar as relações entre os alunos e suas visões como equipe.

LEIA MAIS  Iniciativas ajudam a combater notícias falsas na internet

O material foi organizado para se adaptar às necessidades dos professores e educadores. Para aqueles com mais liberdades, o processo pode ser feito do começo ao fim, com um ano de duração e os três módulos completos.

Mas, se o tempo é limitado, é possível escolher dentro dos materiais disponíveis na Caixa de Ferramentas aquilo que mais se encaixa em sua aula ou atividade proposta. Pode ser, por exemplo, um roteiro de aula para entender como é feita a apuração de uma notícia.

Para usar, basta selecionar as caixas que atendam às suas necessidades. Dentro de cada caixa os conteúdos estão organizados por contexto, materiais de referências, sugestões de atividades, sensibilizações e aulas exemplo.

A escola e laboratório aberto de jornalismo Énois cedeu este conteúdo para integrar o projeto Palavra Aberta. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

 

.

Este conteúdo é parte do projeto Palavra Aberta, em parceria com a NOVA ESCOLA, e apoio do GOOGLE, para incentivar a Educação Midiática e a liberdade de expressão.

Tags

Guias