
Olhando para os professores de Ciências de todo o Brasil, NOVA ESCOLA reúne, em um novo Guia, as melhores práticas e atividades para mostrar como ensinar o componente de forma alinhada à Base Nacional Comum Curricular. Com a ajuda de especialistas, o Guia da BNCC para Ciências esclarece o que o documento propõe, com exemplos e detalhes para ajudar o professor em sala de aula.
A Base traz diversos desafios, como o de incluir mais investigação no processo de aprendizagem, trabalhar o letramento científico, e também propõe uma progressão de aprendizagem com habilidades sendo desenvolvidas ano a ano. O que o professor já está habituado a ensinar vai aparecer com uma organização diferente: uma das principais novidades são os eixos temáticos: Terra e Universo, Matéria e Energia e Vida e Evolução. No Guia, todos esses pontos são explicados sob o olhar de Leandro Holanda, mestre em Ciências e especialista da área de Química do Time de Autores de Nova Escola.
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O material também traz entrevista com a especialista Lilian Bacich, que comenta como o professor deve se preparar para a BNCC, mostra como a tecnologia deve ser incorporada e ensinada, e conta com um passo a passo de como um professor trabalhou uma atividade de investigação contextualizada dentro da realidade dos seus alunos.
Veja o que você precisa saber sobre o que a BNCC propõe para Ciências:
1 O ensino de ciências alinhado à Base será feito em torno de três unidades temáticas que se repetem ano a ano
O documento estrutura um trabalho em espiral, em que os três eixos temáticos se repetem a cada ano, com uma progressão da aprendizagem no conjunto de habilidades propostas. O objetivo é facilitar a compreensão, construir os conceitos gradativamente e com complexidade maior ao longo do tempo, conforme avança o desenvolvimento e a maturidade dos alunos.
2 Os três eixos temáticos são Terra e Universo, Matéria e Energia e Vida e Evolução
Em Matéria e Energia, o ponto central é desenvolver a capacidade de entender a natureza da matéria e os diferentes usos da energia. Isso envolve compreender a origem, a utilização e o processamento de recursos naturais e energéticos.
No eixo Terra e Universo, todos devem é compreender as características (dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles) da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes, bem como os fenômenos relacionados a eles.
Já Vida e Evolução engloba o estudo de tudo que se relaciona com os seres vivos: características e necessidades, processo evolutivo, interação entre os seres vivos – principalmente a que o ser humano estabelece entre si e com os demais seres vivos e elementos não vivos do ambiente – e preservação da biodiversidade.
3 Ensino deve ter mais investigação e menos atividades que copiem o professor
A BNCC incentiva a deixar de lado a mera transmissão de conteúdo em aulas expositivas e a memorização, ainda presente em muitas escolas. Agora, o professor tem como função ser fonte de informação e, principalmente, orientar as ações investigativas dos alunos –ensinando-os a utilizar ferramentas de pesquisa, analisar dados, contrapor informações etc – para que eles aprendam com autonomia.
4 Letramento científico deve ser desenvolvido ao longo do Ensino Fundamental
A proposta é as crianças e jovens tenham acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história – por meio, por exemplo, da leitura, compreensão e interpretação de artigos e textos científicos – e também aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.
5 Tecnologia não pode ser apenas objeto de estudo
A relação ciência-tecnologia se mantém como objeto de estudo, em que o estudante utiliza conceitos científicos para compreender a tecnologia. Mas, agora, há também a indicação mais direta da utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação para produzir conhecimento e resolver problemas das Ciências.
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