Agenda NOVA ESCOLA: programe sua semana com mais conhecimento

Confira os principais conteúdos que você encontrará no site de NOVA ESCOLA

POR:
NOVA ESCOLA

Práticas e reflexões sobre o processo de alfabetização, tecnologia à luz da BNCC, novos conteúdos de Educação Midiática e checagens sobre o que se fala por aí de Educação. Estes são apenas alguns dos conteúdos que NOVA ESCOLA vai disponibilizar nesta semana. Você ainda encontra cursos, planos de aulas e muito conteúdo da Base Nacional Comum Curricular bem explicado para aplicar em sala de aula. 

Confira a agenda:

SEGUNDA-FEIRA, 24

Uma competência a cada segunda-feira
Comece a semana se aprofundando nas Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesta semana, falamos da Argumentação, que além de defender ideias e pontos de vista, inclui também inclui a consciência e a valorização da ética, dos direitos humanos e da sustentabilidade social e ambiental. Veja como trabalhar em sala de aula.

Conheça o curso sobre Texto Literário do Ensino Fundamental 2
Neste curso você vai discutir estratégias didáticas que contribuam para a formação dos adolescentes como leitores literários, por meio da apresentação de gêneros que dialogam com a realidade deles, como mangá e fanfic. Além disso, vai acompanhar uma mediação de leitura, realizada em um parque, com alunos do Ensino Fundamental 1 de uma escola pública de São Paulo.

Blog de Alfabetização
A professora Mara Mansani mistura práticas de anos de experiência como alfabetizadora, com reflexões para educadores que vivem esse processo. Apaixonada por Educação, ela sempre abre espaço para dividir as experiências que deram certo – e mostra como aprendemos com nossos erros. Nesta semana, Mara fala sobre como instigar a curiosidade científica.

TERÇA-FEIRA, 25

Tecnologia em sala de aula
Toda terça-feira um novo conteúdo para se apropriar e usar na escola. Nesta semana, a conversa é sobre Cultura Digital. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) explora habilidades e competências que visam acessar, analisar, avaliar e criar conteúdos na internet. Entenda aqui como preparar os alunos para fazer um uso qualificado e ético das ferramentas - considerando o impacto da tecnologia na sociedade.

BNCC e Língua Portuguesa, o que tem de novo?
E-zine? Trailer honesto? Além de analisar a linguagem, o professor pode incorporar esses gêneros às suas aulas e promover um debate. Veja seis gêneros digitais sugeridos pela BNCC que você deve conhecer.

Rio de Janeiro: quem estuda na Maré tem um ano de aulas perdido
Com a atual estrutura das polícias e das políticas públicas de repressão ao crime, as escolas do Rio de Janeiro em áreas de conflito continuarão apresentando graves problemas de aprendizagem e perdendo jovens para o tráfico. Essa é a constatação do antropólogo e escritor fluminense Luiz Eduardo Soares. “Nós temos que pensar em mudar essa ambiência. Senão, nós vamos continuar criando mais muros, blindar paredes e janelas das escolas”.

QUARTA-FEIRA, 26

BNCC na prática: atividades alinhadas à Base
Como planejar uma atividade para a Educação Infantil? Dentro do espaço escolar, é papel do professor estimular a curiosidade e a exploração para que esse mundo se amplie e, a partir dele, as crianças possam se desenvolver. Confira aqui os principais pontos para ficar atento.



QUINTA-FEIRA, 27

Quinta do Educador Infantil
Toda quinta-feira, selecionamos conteúdo sobre a BNCC para a Educação Infantil.  Saiba hoje o que são os campos de experiência, que propõem uma nova organização curricular e colocam a criança como centro do processo educativo.

Pesquisa Aplicada: para conhecer e refletir
A coluna Pesquisa Aplicada traz semanalmente insights de educadores sobre os temas mais variados. Aqui a questão é aprofundar o conhecimento e refletir sobre eles, a partir das evidências científicas, com sugestões de leitura para entender mais sobre o assunto.

Bate-papo ao vivo sobre notícias falsas
As notícias falsas se tornaram uma ferramenta nas eleições brasileiras. Para falar sobre seu papel na sociedade hoje e como identificar e evitar que elas se disseminem nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp, vamos conversar com Adriana Garcia, do projeto Comprova. Trata-se de uma coalização de veículos de comunicação, incluindo Nova Escola, que faz o trabalho de verificar e combater as notícias falsas. Acompanhe!

SEXTA-FEIRA, 28

Acabe a semana testando seus conhecimentos sobre a BNCC
O que você sabe sobre as Competências Gerais da BNCC? Aprenda fazendo o teste.

Tags

Guias