Programaê! lança guia para discutir cultura digital no currículo escolar

Professores podem baixar PDF gratuitamente

POR:
Flavia Nogueira
Capa do guia
Foto: Divulgação/Programaê!

O Programaê!, acaba de lançar o “Programaê!: Um Guia para Construção do Pensamento Computacional”, guia gratuito que dá subsídios para que sejam discutidas a importância da integração do pensamento computacional e da cultura digital no currículo escolar.

O guia vai nortear o desenvolvimento de habilidades para que todo o conceito aprendido seja aplicado na prática, em sala de aula. O objetivo é mostrar que a tecnologia pode ser uma importante facilitadora na educação e, se usada de maneira adequada, como parte de políticas públicas sérias, pode transformar o futuro.

LEIA MAIS  Como trazer a Educação 4.0 para dentro da sala de aula

O PDF foi desenvolvido sob os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e já está disponível para os professores baixarem em http://programae.org.br/educador/ . O guia foi orientado pela decomposição de seis eixos principais: Políticas Públicas, Infraestrutura, Gestão Escolar, Currículo, Formação de Professores e Aluno, tudo organizado em pequenos blocos.

O Programaê! foi criado em 2014 e é uma iniciativa da parceria entre Fundação Telefônica Vivo e Fundação Lemann que tem por objetivo disseminar conhecimentos computacionais e multiplicar experiências educativas entre professores e educadores da rede pública do país. É um movimento que reúne alunos, professores e pais no sentido de aproximar a programação de jovens de todo o Brasil.

A iniciativa integra características como criatividade, inteligência emocional, inovação e pensamento crítico a estratégias de ensino e aprendizagem atuais e ajuda a desconstruir a ideia de que o pensamento computacional está restrito a disciplinas como Matemática, Física e Geometria, o que facilita sua aplicação em outras vivências escolares.