Programa do MEC oferece capacitação gratuita em mais de 6 línguas estrangeiras

Iniciativa é voltada para professores, técnicos e alunos de instituições federais, além de estudantes do Ensino Superior

POR:
Gabriel Seixas
Sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Crédito: Wikimedia Commons

O Programa Idioma Sem Fronteiras, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino em Nível Superior (CAPES), está com as inscrições abertas para cursos gratuitos de idioma. São, ao todo, oferecidas seis capacitações: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Japonês. Também é oferecido cursos de Português para estrangeiros. O programa é voltado para Professores e técnicos de instituições federais e alunos do Ensino Superior público ou privado.

A iniciativa se propõe a auxiliar a formação de agentes da educação em idioma estrangeiro, capacitação para testes de nivelamento e proficiência (como TOEFL) oferecendo cursos online e presenciais acessíveis. Os inscritos são selecionados por meio de editais disponibilizados na plataforma pelas instituições participantes.

Para se inscrever é necessário se cadastrar no site do programa ou pelo aplicativo oferecido, selecionar o edital desejado, escolher sua ação de participação (curso online, curso presencial, teste de língua), preencher o formulário de inscrição e aguardar o resultado da seleção. Horários, número de vagas e critérios de seleção estão sob arbitragem de cada instituição participante. Confira o site do programa para todas as informações.