Conheça os vencedores do prêmio Arte na Escola

Organização reconhece alguns dos melhores trabalhos de arte realizados em escolas públicas do Brasil

POR:
NOVA ESCOLA
Foto Getty Images

Artes são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes brasileiros. A própria BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Fundamental destaca o componente, inclusive nas competências gerais - repertório cultural e pensamento científico, crítico e criativo, por exemplo. Neste contexto, faz ainda mais sentido reconhecer e disseminar bons projetos na área.

Para se inspirar: projetos de artes feitos por educadores premiados de escolas públicas

Nesta quarta, 5 de setembro, o IAE (Instituto Arte na Escola) divulgou os professores vencedores da 19ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. Os premiados são de escolas públicas da Bahia, do Espírito Santo, de Santa Catarina e de São Paulo e vão receber R$ 10 mil, publicações educativas e certificado. Também vão participar de cerimônia de premiação e vivências culturais na cidade de São Paulo, em novembro. Por fim, cada um deles terá seu trabalho registrado em um documentário produzido pelo IAE e transformado em material de formação para outros professores de artes. As escolas dos premiados também são reconhecidas. Elas receberão equipamentos e livros especializados em arte-educação para suas bibliotecas.

LEIA MAIS Como os seus alunos podem salvar os museus ameaçados no Brasil

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é o maior reconhecimento nacional do trabalho docente em artes visuais, teatro, dança e música nas cinco etapas da educação básica (da creche à educação de jovens e adultos) de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Os trabalhos inscritos foram avaliados em três etapas de seleção. Nas etapas locais e regionais foram analisados por professores de artes de universidades que compõem a Rede Arte na Escola, liderada pelo IAE. A decisão final coube a uma comissão nacional formada por especialistas em artes e educação.

Conheça, abaixo, os vencedores.

Educação infantil

Projeto: Em busca de sonhos: para além das imagens

Professora: Sonia Maria de Oliveira Ferreira

CMEI Santa Rita de Cássia (Vitória/ES)

Descrição: Projeto aproxima arte naif e educação infantil de uma maneira delicada e respeitosa. Alunos são apresentados a trabalhos de diversos artistas populares, construindo uma ponte com o cotidiano das crianças, que moram e estudam na periferia. Através de práticas de ateliê, a professora aproxima a realidade das crianças do universo dos artistas pesquisados.

Ensino fundamental 1

Projeto: África aqui, acolá. África em todo lugar

Professora: Rosangela Accioly Lins Correia

Escola Municipal do Loteamento Santa Júlia (Lauro de Freitas/BA)

Descrição: O projeto dialoga com os desafios de implementação da Lei nº 11.645/2008. Alunos buscam reconhecer a diversidade e a importância da cultura africana na constituição cultural do país, em especial na cidade de Lauro de Freitas/BA. Em todo o momento os alunos estão em diálogo com as produções culturais de matrizes africanas e as reconhecem no seu dia-a-dia.

Ensino fundamental 2

Projeto: Uma viagem com Ariano Suassuna pela Cultura e Arte Nordestina

Professora: Andréa Mendes Avona

Colégio Municipal Governador Mário Covas Júnior (Santana de Parnaíba/SP)

Descrição: Professora transporta sua turma para o universo cultural nordestino. Alunos têm contato com a literatura de cordel, xilogravura, teatro de mamulengo, artesanato de Caruaru, além de visitar o centro de Tradições Nordestinas.

Ensino médio

Projeto: Projeto Conteúdos

Professor: Jacson Silva Matos

Escola Estadual Prof. Fidelino de Figueiredo (São Paulo/SP)

Descrição: Projeto desenvolve reflexões sobre o “hoje”, com ações poéticas, performances, videoarte e instalações, explorando o máximo senso crítico e criativo de seus alunos.

Educação de jovens e adultos (EJA)

Projeto: Autorretratos: tecendo histórias e memórias

Professor: Marcos Antônio dos Santos

Centro de Educação de Jovens e Adultos (Criciúma/SC)

Descrição: Alunos trabalham com o resgate de suas memórias através de exercícios de auto representação.

Menções honrosas

Ensino fundamental 1

Projeto: Curta-metragem, curta! Luzes, Câmera, Há Som

Professora: Roseli Novak

Colégio Renascença (São Paulo/SP)

Descrição: Projeto de musicalização que incentiva o aprendizado de música através da criação e experimentação de instrumentos.

Ensino fundamental 2

Projeto: Projeto Sankofa

Professor: João Alberto Rodrigues

Escola Estadual Dr. Gustavo Armbrust (Porto Alegre/RS)

Descrição: Alunos exploram a presença e a resistência da cultura afro-brasileira no Rio Grande do Sul.

 

.

Tags

Guias

Tags

Guias