Como incluir alunos com altas habilidades?
A professora Eliane Moraes conta as lições aprendidas com 20 anos de prática
03/09/2018
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Jornalismo
03/09/2018
Talentos invisíveis
Professora da rede pública de Bauru (SP), Eliane Moraes trabalha há 20 anos com estudantes com altas habilidades. “Embora a lei garanta atendimento específico, a crença de que eles não precisam de ajuda faz com que não desenvolvam todo o potencial”, diz. Ela identifica e propõe intervenções para alunos como Fellype Luz Vento, 6 anos, que lê e escreve sem dificuldade, mesmo com pouco acesso a livros.
Como descobrir um superdotado?
Quando visita as escolas da rede para identificar os alunos com altas habilidades, Eliane varia as estratégias conforme o caso, mas realiza sempre três ações essenciais:
Diálogo com os professores |
Conversa com a família |
Atividades diagnósticas São propostas atividades que suplementam o currículo na área de interesse do aluno (desenho ou leitura, por exemplo) e ajudam no diagnóstico. |
Inteligências múltiplas: O que se passa na cabeça deles
As pesquisas sobre superdotação ganharam impulso a partir da década de 1970, com as teorias do psicólogo americano Joseph Renzulli. Anos depois, outro americano, o psicólogo Howard Gardner, identificou nove inteligências múltiplas, rompendo com a ideia de que só a inteligência lógico-matemática (medida pelo teste de Q.I.) pode ser chamada de “inteligência”. Um relatório publicado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2008, descreve algumas características, listadas abaixo.
HABILIDADES
CRIATIVIDADE
MOTIVAÇÃO
Para saber mais: Acesse a página do MEC e baixe o material completo: bit.ly/mec-superdotado
A OPINIÃO DE QUEM ENTENDE
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"É um erro pensar que superdotação é algo raríssimo ou coisa de família rica. Estudos apontam que quase 20% da população tem altas habilidades" Rosemeire Rangni, doutora em Educação Especial pela UFSCAR |
"Propus ao Fellype identificar vogais em um exercício simples, e notei que ele já sabia ler contos! A partir daí, tive que rever todo o meu planejamento" Sônia Garofa, professora |
"As professoras são muito atenciosas, conversam muito comigo e com ele. Hoje o Fellype é uma criança sociável" Salete Luz Vento, mãe de Fellype |
Projetos referenciais de altas habilidades
1) Paraná O Núcleo de |
2) Amapá O Centro de Atividades |
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