Início | Caro Educador

A coragem de mudar

Esperar não é uma opção. NOVA ESCOLA mudou porque você também se transformou

POR:
Leandro Beguoci

As coisas vão mudando devagar, como se nada estivesse acontecendo. Os dias parecem iguais, preguiçosos, regulares. A mesma escola, os mesmos colegas, às vezes até os mesmos pais. Mas, aos poucos, a sala de aula vai ficando diferente. Os alunos também. Algumas ideias suas, dos estudantes e das famílias vão ganhando força. Alguns hábitos, tão sólidos, desaparecem no ar. A escola está diferente. E então, algum dia, as coisas se transformam. A mudança que corria subterrânea agora está na superfície – e você não sabe se sente angústia ou alívio. Angústia, pela incerteza. Alívio, pela confirmação. O futuro chegou.

Muitos de vocês me escrevem todo mês. A diversidade das mensagens é gigante. Porém, o futuro, como angústia ou alívio, está sempre presente. Como ensinar as crianças? Como me adaptar aos currículos? Como mudar a minha escola? A nova NOVA ESCOLA nasce destas inquietações. Como apoiar educadores com tantos desafios? Como dialogar com pessoas tão atarefadas? Como mudar, juntos, a Educação – e transformar o Brasil? São perguntas que cada pessoa que trabalha aqui, na Associação Nova Escola, se faz. Afinal, só existimos por sua causa.

Por causa disso, estamos mudando. Se você nos acompanha há muitos anos, já percebeu. Se chegou agora, já notou que somos inquietos. E essa nova revista, que você está lendo agora, como assinante fiel, é o resultado de um longo processo de transformação. Ela está diferente, é verdade. Há novas seções, novo design, novas abordagens. Ao mesmo tempo, não tem nada novo para quem nos observa com atenção. Falamos do que importa em Educação, sem medo de comprar brigas. E também continuamos oferecendo apoio, com a empatia e admiração de quem está há 32 anos ao seu lado. A NOVA ESCOLA mudou porque você mudou. “A coragem cresce com a ocasião”, escreveu William Shakespeare. Não temos escolha. Para ser quem somos, temos de ter a mesma ousadia que vocês, educadores, têm todos os dias. Espero que você goste da revista – e nos ajude a continuar melhorando, a continuar mudando, a continuar fazendo de nós a casa de todas as pessoas comprometidas com Educação de qualidade para todo mundo, todos os dias.

Leandro Beguoci é diretor editorial e de conteúdo de NOVA ESCOLA