Hora de se conhecer
Atividades com espelhos ajudam as crianças da creche a construir sua identidade e a entender os limites do próprio corpo
01/04/2008
Compartilhe:
Jornalismo
01/04/2008
Quem sou eu? Como sou? As respostas a essas questões são fundamentais para a construção da personalidade. Cedo a criança começa a se entender como sujeito e adquirir consciência corporal para se desenvolver e se organizar no espaço e saber se posicionar e se diferenciar do outro. Durante o primeiro ano de vida, os pequenos percebem que são seres independentes da mãe. Há uma fase de exploração das mãos e, depois, a fascinação com o próprio reflexo. "Nas primeiras vezes que a criança depara com a própria imagem pode sentir vergonha ou medo, mas rapidamente se habitua", diz Luciene Tognetta, do Laboratório de Psicologia Genética da Universidade Estadual de Campinas.
Começa então a autodescoberta, numa exploração sensorial relacionada ao desenvolvimento psicológico, essencial para que o indivíduo se perceba como alguém autônomo e com domínio de si. Pensando no desenvolver da identidade desde cedo, a coordenadora pedagógica Caroline Folgar, da Creche Gota de Leite, em Santos, no litoral paulista, elaborou uma seqüência de atividades com espelho para crianças de 2 e 3 anos. "É muito divertido. Elas dão risada e às vezes ficam concentradas se observando", conta. Caso alguém se assuste ao se ver fazendo caretas, basta mostrar que tudo é brincadeira e, se estiver fantasiado, simplesmente tirar o acessório que o amedrontou.
Beatriz Ferraz, professora da Escola de Educadores, em São Paulo, comenta que essas atividades são uma oportunidade de a criança se enxergar por inteiro e exercitar o uso competente do corpo: "Os educadores que conhecem o desenvolvimento cognitivo e afetivo podem oferecer experiências ricas de diversidade".
Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA
Beatriz Ferraz
Creche Gota de Leite, Av. Conselheiro Nébias, 388, 11045-000, Santos, SP, tel. (13) 3234-5933
Luciene Tognetta
Últimas notícias