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Por que temos que acompanhar as promessas políticas para a Educação

Mara Mansani participa de discussões sobre políticas públicas, BNCC, entre outros temas no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação

POR:
Mara Mansani
Professora Maria do Socorro Braga Reis/Foto: Alice Vergueiro - Jeduca
A professora Maria do Socorro Braga Reis, durante Congresso do Jeduca   Foto: Alice Vergueiro/Jeduca

Participei semana passada, em São Paulo, da 2ª edição do Jeduca, Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. Com Incentivo e apoio da Fundação Lemann. Meu primeiro Congresso de Jornalismo!

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Foi muito bom, afinal não é todo dia que temos a oportunidade de ver a Educação no centro do debate, como a protagonista. Numa época de tantas notícias falsas, as chamadas e popularizadas notícias falsas ou “Fake News”, foi incrível acompanhar de perto grandes jornalistas das principais mídias do Brasil, jornalistas de outros países, convidados como o Ministro da Educação Rossieli Soares, o ex-ministro da Educação Renato Janine e outros professores, pesquisadores e especialistas, debatendo os rumos da Educação do País.

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Como professora, penso que foi um aprendizado ver a educação debatida por outros atores, com outros olhares, como os jornalistas, que não são professores. É um outro viés, uma reflexão diferente, um debate mais amplo, sobre outros e diferentes pontos de vista.

Lógico que, em determinados momentos, fiquei incomodada ao ouvir algumas falas sobre nós professores em sala de aula. Porque os recortes de uma situação, em um contexto, nem sempre mostram a realidade: “Visitei uma escola em que a professora parecia perdida em sala de aula.” Salas lotadas, professores sem a devida formação inicial e continuada, sem a valorização merecida e necessária etc. Penso que, na verdade, muitas vezes a Educação de forma geral em nosso país pode ser perdida! Por isso, a importância da participação de todos, jornalistas, professores, toda a sociedade, em defesa de uma Educação de qualidade para todos. Um congresso como o Jeduca já é uma das ações necessárias, outras ações dependem de políticas públicas que pensem, planejem e defendam essa educação.

Muitas dessas políticas públicas foram debatidas por jornalistas e convidados, como a formação do professor, com destaque a reformulação dos cursos de pedagogia em nosso país, a formação continuada proposta pelo Pnaic, mas segundo fala geral, ambos não estão dando conta de formar nossos professores. Outro ponto dessa política pública debatida, foi a política de valorização dos professores, em planos de carreiras e salários.

Promessas X Realidade

Nesse debate, estiveram presentes alguns representantes de partidos políticos que concorrerão a Presidência do Brasil. Debate em que puderam explicitar o que pensam e pretendem para que a Educação Brasileira alcance a excelência e equidade. Uma conversa, aliás muito bem conduzida pelos jornalistas mediadores, com perguntas objetivas, importantes que evitavam respostas evasivas, muitas delas eu gostaria de fazer aos entrevistados. Mas como é difícil ouvir de alguns deles que: “Os professores precisam ser ouvidos, valorizados com bons salários... Professores precisam ser apoiados e ter formação em serviço de qualidade...” ou ainda que “Vamos bonificar professores que os alunos apresentarem bons resultados!”

Sabemos muito bem que a realidade em nosso país não é essa e que esse não é o caminho, afinal há quanto tempo não ouvimos isso e os resultados não são bons para ninguém.

Por isso, talvez a lição mais importante aprendida nesse congresso seja: acompanhar de perto as propostas de Educação de todos os partidos políticos, checar notícias em diversas fontes, tendo o cuidado de analisar se são confiáveis e se não são fake news, checar dados educacionais, que podem e muitas vezes são manipulados. Ou seja: alerta geral!

Esse também é nosso papel, com o auxílio do bom jornalismo, descobrir os rumos da Educação em nosso país e o mais importante, debater, participar e contribuir na Educação em nosso país, seja em nossas escolas, participando dos debates públicos, cobrando ações dos nossos governantes, entre outras coisas.

Desafios para implantação da BNCC

Foram debatidos também outros grandes temas da educação, como a BNCC e os desafios de sua implantação, as polêmicas da BNCC do Ensino médio, a realidade da Inclusão na Educação brasileira, entre outros, mas voltaremos a esses temas, aqui no Blog de Alfabetização.

Mas destaco dois outros pontos importantes do Congresso. Eles estão presentes em outras pautas, em toda a sociedade e precisamos acompanhar mais de perto: “Perfil ideal do professor brasileiro” e “Revisão e revogação da PEC 95, a chamada PEC dos gastos públicos que segundo especialistas, congela os investimentos na Educação em nosso país por vinte anos.”

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Termino falando da professora Maria do Socorro Braga Reis, destaque da Educação no Estado do Pará, que participou do Congresso com o tema O que acontece no chão da escola a cada mudança de gestão?

Ela disse: “Vamos ouvir nossos alunos, precisamos saber falar com eles, compreendê-los!”, e nos chamou atenção sobre o que sabemos que acontece, cada mudança de gestão impacta o trabalho de professores em sala de aula e, consequentemente, a aprendizagem dos seus alunos. Muitos programas e ações naufragam pela falta de continuidade.

Um grande abraço a todos vocês, queridos professores do Brasil! Até a semana que vem!

Vida longa ao Jeduca!

Mara Mansani

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