Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Antes de iniciar a aula, faça uma breve pesquisa sobre a distribuição e tratamento de água em sua cidade. De modo geral, como vem a água que as famílias utilizam? Há alguma empresa que realize esse trabalho? Busque materiais que possam auxiliar a investigação dos estudantes: jornais, revistas, panfletos, mapas, páginas na internet. Existe alguma pessoa que conhece esse processo e poderia ir á aula para ser entrevistada pelos estudantes? Um funcionário dessa empresa? Uma pessoa que faz poço artesiano? Um professor de geografia/biologia da escola que possua esse conhecimento? Qualquer material que possa contribuir com um melhor entendimento de onde vem a água no contexto em que a escola está inserida é muito importante para a aula.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título com a turma e a partir de uma breve discussão busque identificar o que os estudantes entendem sobre o tema.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Motive os estudantes a refletirem sobre os locais onde eles percebem a presença da água. Questione-os sobre as diferenças entre essas “águas” e as condições necessárias para que possamos consumi-las. O objetivo dessa etapa é que a turma perceba a existência da água em nosso planeta em diversas formas e em grandes quantidades. Em contrapartida, é necessário que eles percebam também que a água própria para consumo, na forma que chega em nossas casas, é escassa e precisa passar por tratamentos.
Para saber mais acesse: https://mundoedu.com.br/uploads/pdf/56ce1471ee7bf.pdf
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes. Leia a questão disparadora e instigue-os a refletir sobre a água que chega em suas casas. Pergunte coisas como:
- Como ela é?
- Para quê ela é utilizada?
- Podemos consumí-la?
Oriente os pequenos grupos a compartilharem entre si como acontece a distribuição de água em cada casa, e peça para que registrem o que eles sabem sobre essa questão.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize a turma para que cada grupo possa compartilhar sua investigação. Motive uma reflexão sobre os custos e impactos do processo de tratamento da água. É importante que os estudantes consigam visualizar a origem da água que chega em suas casas e o caminho que ela percorre. É também fundamental que tenham uma noção dos processos de tratamento da água, (o que vai depender de cada contexto), percebam a necessidade de descartar o lixo em local apropriado e de fazer uso consciente da água. Reforçe os principais conceitos relacionados ao processo de tratamento de água como captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, armazenamento e distribuição. Para mais informações, acesse os links:
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=47
https://engiobra.com/tratamento-da-agua/
Conclua a aula motivando reflexões e ações de conscientização de um melhor uso da água.