Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Projetor de slides/vídeo, reportagens impressas (disponíveis através dos links na descrição da atividade mão na massa). Caso a escola não possua projetor, será possível promover substituições conforme indicado em cada etapa.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Dê início à aula com o título “animais brasileiros”, explanando aos alunos sobre a extensão territorial do nosso país, conforme o mapa. Relembre o quão grande e rico em biodiversidade nosso país é, enfatizando que discutirão sobre a importância de preservar esses ecossistemas naturais. Caso a escola não possua projetor, é possível esboçar o mapa no quadro, e para alunos com deficiência visual, um mapa adaptado em relevo poderá auxiliá-lo.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Para contextualizar o tema, promova uma reflexão sobre a diversidade de espécies existentes em nosso país. Questione-os se sabem a diferença entre nativo e exótico. Geralmente as crianças relacionam o termo exótico a “estranho”, esse será o momento de refletirem sobre isso. Apresente, primeiramente, o vídeo “Um olhar sobre a natureza brasileira”, do canal Photo in Natura, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=pzY5ICiPKz0, em que os alunos poderão observar várias espécies da fauna brasileira. Em seguida, mostre o vídeo do canal National Geografic sobre a fauna ártica, dos pólos, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yZNnBVpe0gw. Não se preocupe por ser em inglês, não serão necessárias traduções, o importante nesse momento é que as crianças percebam a diferença de ambientes, clima e, consequentemente, também entre os seres vivos que habitam esses lugares. Questione-os sobre o que foi observado e se conseguimos encontrar animais do segundo vídeo no nosso país. Se sim, onde? O objetivo é que tragam a discussão de que naturalmente isso não é possível, seria possível apenas através de uma intervenção humana, no transporte e cuidado. Por exemplo, em zoológicos, habituando-os (quando domesticáveis) em animais de cativeiro. Por fim, faça registros no quadro, se julgar pertinente.
Caso tenha alunos com deficiência visual na sala, narre o nome dos animais e os ambientes em que aparecem, para que possam acompanhar junto à turma. Se a escola não possuir projetor, utilize imagens retiradas de revistas, por exemplo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Prossiga após a discussão inicial do vídeo com duas questões norteadoras da aula: “Qual a diferença entre animais exóticos e animais nativos?”, e “Por que uma espécie pode entrar em extinção?”. Nesse momento, os alunos já serão capazes de refletir sobre a primeira pergunta, haja vista o fato desses termos terem aparecido no contexto anterior. Para que possam discutir mais a respeito do tema e, ainda, sobre a extinção de espécies, proponha a atividade mão na massa e retome os questionamentos no fim da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Essa etapa da aula será constituída de um júri simulado. Inicie a atividade dividindo os alunos em três grandes grupos e distribua para cada um deles as reportagens sobre o aumento do comércio ilegal de animais silvestres. Faça a leitura e defina os papéis conforme explicitado abaixo:
1- O réu, a ser escolhido pela turma, irá encenar um comerciante de animais silvestres que efetuou vários anúncios e vendas lucrativas de espécies, como araras, papagaios, cobras, iguanas e animais exóticos ameaçados de extinção, através de redes sociais.
2- Um grupo será responsável pela acusação, com um advogado que usará argumentos contra as atitudes do réu falando sobre as consequências dos seus atos para a sociedade e o meio ambiente.
3- O segundo grupo atuará de forma oposta, responsável pela defesa. Deverá haver um advogado que falará a favor do réu, apresentando argumentos que defendam essa prática.
4- O terceiro grupo serão os jurados que discutirão conjuntamente para decidirem se houve crime, ou não, no caso.
Caso prefira promover uma discussão mais profunda, peça na aula anterior uma leitura prévia sobre o tema. Por fim, o juiz deverá ser você, conduzindo o tempo da melhor forma, fazendo intervenções quando necessário, com perguntas que possam instigar as argumentações.
As reportagens estão disponíveis na íntegra, através dos links:
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: O veredito final será elaborado pelo terceiro grupo após concluírem a dinâmica, e você, enquanto juiz, fará as considerações finais. Esse será o momento de sistematizar tudo que foi discutido e aprendido ao longo da atividade, retomando, por sua vez, as perguntas disparadoras da aula. “Qual a diferença entre animais exóticos e animais nativos?”, espere que os alunos tragam as considerações sobre os vídeos, com as diferenças entre os animais de cada região e ainda, sobre as espécies citadas durante o júri, sendo os animais exóticos aqueles que não pertencem à fauna original do ambiente em que se encontram, na maioria das vezes, retirados de seu habitat e introduzidos em outras regiões pela ação do ser humano. Use os animais do slide para exemplificar situações de animais nativos e exóticos e, também, para concluir a segunda questão: “Por que uma espécie pode entrar em extinção?”. Da mesma maneira, aguarde o retorno dos alunos e discuta que assim como o mico leão dourado, muitos animais são vítimas do comércio ilegal, retirados de seu habitat natural por serem muito bonitos, dóceis, alvos de cativeiro doméstico e nesse processo sofrem, morrem e há desequilíbrio da manutenção da espécie, pois são levadas para regiões distantes. Outro fator agravante para uma espécie entrar em extinção é a perda de habitat, o desmatamento desenfreado, poluição, que afetam os abrigos e fontes de alimentação, diminuindo o número de indivíduos e prejudicando a reprodução. Finalize com a mensagem de cuidado e preservação do meio ambiente, diante de todas essas discussões.