BNCC do Ensino Médio: como contribuir com as discussões

No Dia D, escolas de todo o Brasil deverão discutir e avaliar o documento. Saiba quais são as formas de participar das discussões e como colaborar

POR:
Naiara Albuquerque
Crédito: Divulgação/Consed

Após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e Ensino Fundamental, é a vez do Ensino Médio ser debatido. No dia 2 de agosto acontecerá o Dia D – o Dia Nacional de Discussões sobre a BNCC do Médio. Esse é o momento em que professores e gestores poderão opinar e propor melhorias sobre o documento que ainda está em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE).

LEIA MAIS BNCC: NOVA ESCOLA lança curso gratuito sobre Competências Gerais

A participação dos educadores nesse processo é essencial para que o documento dialogue com as necessidades das escolas brasileiras. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), nesse processo mais de 28 mil escolas públicas e particulares e 509 mil professores avaliarão a proposta da Base.

Afinal, o que é o Dia D?
Indicado para todas as escolas, públicas e privadas, que ofertam o Ensino Médio, o Dia D foi pensado para discutir possíveis melhorias para a BNCC desta etapa de ensino. As atividades serão organizadas por cada escola do Brasil, com a participação de toda a equipe. Para apoiar as escolas nas discussões, o Consed disponibilizou um material de apoio que pode ser baixado e usado no evento (clique aqui para acessar o material).

Ao todo, são cinco atividades propostas com o intuito de esclarecer dúvidas sobre a Base e reunir sugestões de melhorias. O objetivo da ação é também o de contextualizar e debater nacionalmente com os envolvidos sobre as mudanças que virão. O Dia D é uma data de referência e as atividades são sugestões que podem ser feitas em uma outra data e com adaptações, de acordo com a disponibilidade e necessidade de cada escola. 



Existem outras formas de participar?
Além da participação das atividades no Dia D, professores, gestores e o público geral podem colaborar com a BNCC do Ensino Médio através de audiências públicas, que estão acontecendo entre maio e agosto pelas cinco regiões do Brasil. Para participar, basta preencher um formulário eletrônico que consta no site do CNE. Além das audiências presenciais, o CNE está recebendo contribuições online. É também possível enviar sugestões pelo campo de Contribuições no site http://cnebncc.mec.gov.br

Quer saber mais sobre como organizar sua escola para as discussões da Base? Não deixe de conferir os materiais disponibilizados pelo Consed.