Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

NOVA ESCOLA e PALAVRA ABERTA se unem para criar guias contra desinformação nas escolas

Iniciativa trará conteúdos para os professores refletirem junto com seus alunos sobre mídia e democracia

POR:
NOVA ESCOLA
Ilustração: Getty Images

Educação (ou alfabetização) midiática e informacional. Já ouviu falar? Essa área da Educação tem como objetivo formar cidadãos críticos e aptos a interpretarem todas as informações as quais são expostos diariamente. O assunto é tão relevante que deverá entrar em vigor na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Em breve, todas as crianças e adolescentes do país irão aprender a ler notícias e a diferenciar conteúdos, seja uma matéria jornalística publicada num veículo de grande circulação, seja um post patrocinado numa rede social.

LEIA MAIS   Educação midiática em Palavra Aberta

Porém, enquanto isso não se transforma em realidade, é preciso colocar a mão na massa - ainda mais em ano eleitoral. Com a proliferação de notícias falsas e a polarização política no Brasil, muitos educadores sentem falta de conteúdos que os ajudem a tratar do assunto em sala de aula. Por isso, NOVA ESCOLA e PALAVRA ABERTA, com apoio do GOOGLE, se uniram para produzir reportagens e guias sobre boas práticas de educação midiática e o que fazer em sala de aula.

LEIA MAIS   Você sabe reconhecer os gêneros textuais? Faça o teste

Entre os meses de agosto e setembro, serão produzidas reportagens que auxiliem professores e alunos a refletir criticamente sobre os conteúdos que estão consumindo na internet e o papel da mídia nas eleições. Como saber se um vídeo que chegou por WhatsApp é real ou está fora de contexto? Como garantir que aquele link que você compartilhou nas redes sociais vem de uma fonte confiável?

Para trabalhar essas e outras questões, estão previstos cinco conteúdos que abordarão informações úteis para professores e alunos verificarem a confiabilidade de uma notícia, como trabalhar esse tema em sala de aula, como todas as disciplinas se relacionam com a educação midiática e o que outros países já fizeram que podem servir de inspiração para nós, brasileiros.

Sobre NOVA ESCOLA
NOVA ESCOLA é a maior plataforma de conteúdo e serviços para professores e gestores escolares do Brasil. Com 31 anos de história, se consolidou como referência entre profissionais da Educação pela capacidade de unir teoria e prática, além de oferecer recursos em linguagem simples e acessível - planos de aula, cursos, reportagens e vídeos, por exemplo. Mantida pela Fundação Lemann desde 2015, NOVA ESCOLA tem hoje 2,5 milhões de visitantes únicos por mês em seus sites, 1,4 milhão de seguidores no Facebook e 60 mil assinantes da revista impressa. Para concretizar sua missão de impactar positivamente a Educação brasileira, a organização quer dialogar com todos os 2 milhões de professores do país ao longo dos próximos anos.

Sobre o PALAVRA ABERTA
O Instituto Palavra Aberta, é uma instituição sem fins lucrativos e que promove a liberdade de expressão e informação manifestada na liberdade de imprensa, na liberdade de expressão comercial e na livre iniciativa como pilar fundamental de uma sociedade avançada e sustentável.

Acredita na força da comunicação e no poder da palavra na construção de uma sociedade melhor. Valoriza o indivíduo como alguém capaz de tomar suas próprias decisões, sem a tutela do Estado.

Apoia também o direito dos cidadãos à informação e à cultura e o direito da iniciativa privada de se comunicar abertamente, com ética e responsabilidade, porque entende que o indivíduo bem informado faz escolhas melhores para si e mais próximas de suas necessidades, por isso acredita que a educação é o caminho para construir uma sociedade mais livre e democrática.

Acredita ainda que a plena liberdade de expressão deva ser defendida por todos aqueles que creem na democracia.


Este conteúdo é parte do projeto Palavra Aberta, em parceria com a NOVA ESCOLA, e apoio do GOOGLE, para incentivar a Educação Midiática e a liberdade de expressão.

Tags

Guias

Aprofunde sua leitura

Assuntos Relacionados