Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

Como a tecnologia pode inspirar sua próxima aula

A partir de filmes e séries de TV premiadas, é possível construir um diálogo e engajar os alunos na descoberta de inteligência artificial e Big Data

POR:
Débora Garofalo
Will Smith em cena do filme Eu, Robô        Foto: Divulgação

Engajar os estudantes, facilitar a aprendizagem e oferecer aulas dinâmicas, pautadas nas reais necessidades dos estudantes, não é uma tarefa fácil! Ao longo deste primeiro semestre, aqui em NOVA ESCOLA, abordamos diversas possibilidades para inspirar professores e alunos na busca pelo conhecimento compartilhado. Neste texto, queremos inspirar você a incluir a tecnologia em sala de aula de diversas maneiras, incluindo ensino híbrido, gamificação e cultura maker (mão na massa).

Vamos lá?

Johnny Depp em cena do filme Transcendence    Foto: Divulgação

Filmes
O cinema é um dos grandes canais de criação de um maravilhoso mundo do futuro. De 2001, uma Odisseia no Espaço a Matrix, há títulos para explorar a tecnologia que pode alterar nossas vidas. Veja aqui algumas indicações.

Transcendence - A Revolução (2014)
O personagem Dr. Will Caster, interpretado por Johnny Depp, é um famoso cientista especializado em inteligência artificial. Durante o lançamento de uma plataforma desenvolvida por ele, um grupo terrorista antitecnologia tenta assassiná-lo. Vale a pena acompanhar esta trama, que mistura ficção e suspense.

Eu, Robô (2004)
A história se passa no ano de 2035, quando os robôs já fazem parte do cotidiano dos seres humanos. Eles servem aos humanos como trabalhadores em fábricas e serviços domésticos. Inesperadamente, um famoso cientista que defende o uso de inteligência artificial é encontrado morto, e o maior suspeito é o androide Sonny. Entra em cena o detetive Del Spooner (Will Smith), que abomina robôs, embora tenha sido salvo por um.

Ensino híbrido: metodologia reúne diversas formas para engajar o aluno no aprendizado   Ilustração: Getty Images

Livros
Confira alguns livros que abordam diferentes possibilidade o uso pedagógico das Tecnologias, auxiliando a você traçarem novas reflexões.

Ensino Híbrido – Personalização e Tecnologia na Educação
Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Melo Trevisani Penso, 2015
O livro é resultado de experimentações sobre o ensino híbrido desenvolvido em escolas pelo Instituto Península. O título reúne possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, inspirando professores a desenvolver aulas personalizadas.

Gamificação na Educação
Luciane Maria Fadel (org.), Pimenta Cultural, 2014
Dividido em dez artigos escritos por diferentes especialistas na área, o e-book aponta os diálogos possíveis entre a gamificação e a Educação, além de ressaltar as potencialidades desse encontro. O conteúdo está disponibilizado gratuitamente para download.

Multimídia Digital na Escola
Elenice Larroza Andersen (org.), Editora Paulinas, 2013
A utilização de tecnologias no ambiente escolar e o uso de recursos educacionais abertos são alguns dos assuntos abordados no livro, que apresenta experiências desenvolvidas em contextos escolares diversos.

Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica
José Manuel Moran et al, Editora Papirus, 2013
O livro aborda a mudança no papel do professor em um contexto de sociedade globalizada e informatizada, assim como as discussões da sua atuação visando uma mediação pedagógica.

Cena de um dos episódios da série de TV Black Mirror: distopia futurística    Foto: Divulgação

Séries
Há várias séries de ficção-científica nos serviços de TV paga, como a premiada Handmaid's Tale. Selecionamos aqui algumas que podem gerar uma conversa interessante em sala de aula.

Black Mirror (2011)
A série é reconhecida como uma das mais marcantes por combinar ficção com temas que ainda geram polêmica. Cada episódio aborda um enredo diferente em um futuro incerto – que conduz à reflexão de como a tecnologia influencia o nosso cotidiano.

Scorpion (2016)
A internet atrai muito os jovens e, nesta série, a história gira em torno de um hacker que, quando criança, conseguiu invadir o sistema da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa). Anos depois, ele é contratado pelo Departamento de Segurança para combater ameaças virtuais.

Altered Carbon (2018)
Série recente da Netflix cujo enredo gira em torno de um futuro em que memórias são implantadas em seres artificiais. Um desses humanoides recebe a missão de descobrir o assassino de um magnata. Inteligência artificial, realidade virtual e Big Data entram no jogo para desvendar o crime.

Espaço Midia Lab Afro Hacker    Foto: Divulgação

Espaços para colocar a mão na Massa
Que tal colocar a mão na massa em um hackerspace? Estamos falando de laboratórios comunitários, que seguem a filosofia do conhecimento livre, acesso amplo às tecnologias, respeito à privacidade, liberdade, valor social, criatividade e inventividade. Nos hackerspaces, o destaque vai para o espírito inovador, que atrai pessoas interessadas em colaborar em vários projetos makers e ou refletir sobre diversos assuntos. O espaço é um ponto de encontro para quem quer trocar conhecimento e experiências. Clique aqui para localizar o endereço mais próximo a você.

E você, querido professor, gostou da lista? Fique à vontade para indicar novos endereços, séries e programas aqui nos comentários.

Um grande abraço,

 

Débora Garofalo é professora da rede Municipal de Ensino de São Paulo, Formada em Letras e Pedagogia, Mestranda em Educação pela PUCSP, colunista de Tecnologias para o site da Nova Escola.

Tags

Guias

Assuntos Relacionados