Matemática: 7 questões de prova para alunos do 1° ano

Para testar o conhecimento de seus alunos em comparação de medidas, agrupamento e relacionar números a quantidades

POR:
Soraia Yoshida
Atividades podem ajudar alunos dos anos iniciais a relacionar algarismos com quantidades    Foto: Getty Images

O processo de aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental mudou com a chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E ainda que ela se torne obrigatória a partir do próximo ano, muitos professores já estão começando a aplicar os conhecimentos para seus alunos – principalmente aqueles que estão nos anos iniciais do Fundamental.

LEIA MAIS   Alfabetização: veja questões de prova para o 1° ano

Em Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas correlacionadas que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.

LEIA MAIS   Guia da Base: entenda as Competências Gerais

Para testar ou começar a explorar os conhecimentos de Matemática de seus alunos no 1° ano, NOVA ESCOLA conta com uma área especialmente desenvolvida com questões de prova para o Ensino Fundamental. São quase 250 questões de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências para explorar em sala de aula. Selecionamos a seguir sete questões que exploram números, comparação de medidas e quantidades para alunos do 1° ano.

 

Contagem - 1º ano
Nesta questão de prova, você vai desafiar os alunos a completar um quadro de brigadeiros, para que todos fiquem com dez ao final da atividade. Isso permitirá que eles reconheçam formas diferentes de resolver um problema, ainda que não tenham chegado aos conceitos de adição e multiplicação.

Relacionar números a quantidades - 1º ano
Que criança não gosta de comemorar seu aniversário? Aproveite para desafiar os alunos a fazer a correspondência entre a idade e o número de velinhas em cada bolo. Com isso, os alunos poderão identificar quantidades e símbolos numéricos. Entre as atividades relacionadas, você pode pedir que os alunos registrem em algarismos algumas quantidades de itens que sejam próximos de seu dia a dia, como figurinhas e jogos.

Sequência e escrita de números - 1º ano
A partir do desenho de um jogo de amarelinha, você vai pedir aos alunos para completar os números que foram apagados com a chuva. Com isso, as crianças vão identificar a sequência numérica, que você poderá explorar depois em atividades para que elas completem outras sequências – como figurinhas de um álbum ou números no mostrador do relógio.

Contagem/Agrupamento - 1º ano
Partindo de duas imagens de barquinhos agrupados, você pode questionar os alunos sobre o número de embarcações. Em qual dos grupamentos foi mais fácil de contar? Os alunos vão perceber que quando há um agrupamento organizado, fica mais fácil contar as unidades. Em sala de aula, você pode criar atividades para reunir agrupamentos de objetos idênticos, como lápis, tampinhas, botões etc. E depois sugerir como fica mais fácil contar elementos quando estão agrupados.

Comparação de medidas - 1º ano
A partir da observação de três meninas em uma ilustração – Ana, Júlia e Clara –, você pode perguntar primeiro aos alunos qual delas é a mais alta. A régua de medida ao lado das meninas vai ajudar a conferir, mas também a impressão visual é parte do exercício. Dessa forma, as crianças podem comparar números e reconhecer tamanhos diferentes. De quebra, você também pode aplicar atividades em sala de aula, como usar um barbante para medir os próprios alunos – assim eles trazem esse conhecimento para a vida real.

Instrumentos de Medida - 1º ano
Nesta questão de prova, os alunos poderão relacionar instrumentos de medida à sua função: relógio, fita métrica e balança a medidas como tempo, comprimento e massa. A questão pode ser aplicada após uma atividade em sala em que você vai questionar os alunos como eles mediriam sua altura ou seu peso.  

Resolução de problema - 1° ano
Esta questão de prova coloca o problema do menino João, que vai fazer aniversário, e convidou os amigos. Sua mãe precisa saber quantos brigadeiros fazer para os convidados: como ajudar a fazer essa conta? Os alunos vão pensar diferentes maneiras de resolver o problema, mesmo sem ter chegado ainda a conceitos de adição e multiplicação. As crianças vão perceber que há diversas maneiras de chegar a um mesmo resultado.

LEIA MAIS   Tabuada sem medo: 5 jogos para ficar craque em multiplicação

Tags

Guias

Tags

Guias