Alfabetização: veja questões de prova para o 1° ano

Exercícios podem ajudar a testar os conhecimentos na formação de palavras e compreensão do sistema de escrita

POR:
Soraia Yoshida
Alunos em processo de alfabetização    Foto: Arquivo/Agência Brasil

Alfabetizar uma criança é um desafio, que vem cercado de realização ao ver os alunos identificarem letras, sílabas e palavras. Os professores que fazem a alfabetização de crianças no 1° ano fazem desse aprendizado uma descoberta. Para auxiliar nessa tarefa, NOVA ESCOLA criou uma área com Questões de Prova para Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. A seguir, selecionamos cinco questões voltadas para alfabetização no 1° ano, que poderão ajudar a identificar o avanço das crianças.

LEIA MAIS   5 questões de alfabetização para alunos do 1º ano

Nome próprio e quantidade de letras
Neste exercício, o professor poderá conferir se se as crianças conseguem reconhecer nomes próprios, identificar a quantidade de letras das palavras e agrupá-las de acordo com um critério estabelecido. O exercício pede que os alunos identifiquem nomes com cinco letras e coloquem no quadro.

Formação de novas palavras; exclusão, troca ou substituição de letras
Para engajar os alunos, essa atividade pode ter um tom de brincadeira: o professor pode convidar os alunos a “brincar” com as palavras. A partir da palavra “prato”, a questão pede que eles tirem o “r” e digam qual é a palavra que surge. Depois, substituir o “p” pelo “g”. Que palavra surge agora?

Compreensão leitora; trava-língua
Este exercício vai fazer a turma rir muito. A partir do trava-língua “O rato roeu a roupa do rei de roma e a rainha, com raiva, resolveu remendar”, o professor vai verificar se os alunos entendem o enunciado. Mas antes disso, há o desafio de recitar a frase.

Escrita de palavras; nomes de objetos
A partir da ilustração de um quarto, os alunos são convidados a escrever o nome dos objetos. É uma oportunidade para perceber em que estágio os alunos se encontram na fase de alfabetização, verificando a compreensão do sistema de escrita alfabético-ortográfica e o domínio progressivo das convenções da escrita.

Compreensão leitora; leitura de texto não verbal
Na imagem, uma menina faz uma manobra em cima de sua bicicleta. O professor pode questionar os alunos sobre que tipo de ação ela está fazendo. Ela está voando? Ela está correndo? Outra oportunidade para que os alunos identifiquem o contexto e expressem isso em palavras ou oralmente.

LEIA MAIS   Projeto coloca em prática legado de Paulo Freire

Tags

Guias

Tags

Guias