Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
RDRevista Digital

Nova Escola

Nesta área você encontrará todo o acervo da revista de maneira organizada e em formato digital

Sala de Aula | Ciências

Utilize alimentos para ensinar Ciências

Experiências com produtos industrializados conscientizam sobre a composição dos alimentos para criar hábitos saudáveis

EXPERIÊNCIAS PARA FAZER NA ESCOLA (OU EM CASA)
Comparações simples ajudam os alunos a refletir sobre o impacto dos aditivos no aspecto, cheiro e sabor dos alimentos.

Para que servem os corantes? Será que um iogurte feito em casa fica igual ao industrializado? Quais serão as diferenças?

1) BATA O IOGURTE NATURAL COM MORANGOS: Com a ajuda de um liquidificador, bata um pote de iogurte natural sem sabor e três morangos. Despeje o resultado em um copo, o resultado será como o da foto.

2) COMPARE A COR DO IOGURTE CASEIRO À DO INDUSTRIALIZADO: O industrializado terá a cor do 2º copo. Agora, questione os alunos: quais são as diferenças no aspecto? Por que as cores não são iguais? Quais ingredientes aparecem no rótulo do iogurte? Qual deles tem mais morango?

Por que isso acontece? A ideia é que os alunos percebam a presença do corante na embalagem do iogurte industrializado e discutam a necessidade da indústria de “mascarar” a falta de morangos usando cores mais vibrantes.

Créditos: Fotos: Tomás Arthuzzi, produção: Inara Ramos

Quantos alimentos industrializados você, professor, consome por semana? E quantos recomenda que seus alunos consumam? A conversa sobre alimentação na sala de aula, muitas vezes, pode se reduzir à sugestão de um prato saudável olhando somente para os...