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Jornalismo

Expectativas de aprendizagem em Ciências - 6º ao 9º ano

Confira o que a turma deve aprender no Ensino Fundamental II

PorNOVA ESCOLA

07/01/2010

O ensino de Ciências deve criar condições para que o aluno faça pesquisas e desenvolva o pensamento crítico e a argumentação sólida. Para tanto, é essencial relacionar os conceitos da área às questões sociais, tecnológicas, políticas, culturais e éticas. Como parte dos conteúdos desenvolvidos de 6º a 9º ano já foi trabalhada nos anos anteriores, é importante sistematizar as ideias científicas de forma estruturada para aprofundar os conhecimentos.

Expectativas de aprendizagem
? Organizar, individualmente e em grupo, relatos orais e registros sobre questões ambientais, estabelecendo
relações entre as informações obtidas em fontes diversas e elaborando sínteses em tabelas, gráficos, esquemas, textos e maquetes.
? Relacionar a fotossíntese, a respiração celular e a combustão nos ciclos do carbono e do oxigênio
para compreender o papel da vegetação, do desmatamento e das queimadas na atmosfera.
? Relacionar os sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) ao sistema nervoso.
? Reconhecer os agravos à saúde física e mental no uso e abuso de drogas, no sexo desprotegido, nas ações violentas e nos esportes radicais, considerando fatores psicológicos, culturais e sociais.
? Compreender o corpo humano e sua saúde como um todo integrado por dimensões biológicas, afetivas e sociais.
? Identificar símbolos e outras representações de aparelhos elétricos, como potência e tensão.
? Compreender a relação entre velocidade e energia de movimento.
? Comparar diferentes combustíveis, suas origens e seus usos.
? Sequenciar algumas transformações de energia que ocorrem em máquinas e equipamentos, como nos veículos, na iluminação e em eletrodomésticos.
? Comparar principais fontes e consumos de energia presentes na matriz energética brasileira.
? Investigar e comparar diferentes modelos explicativos da constituição da matéria ao longo da história.
? Identificar e estimar ordens de grandeza de espaço e tempo em escala astronômica, situando a Terra e
o sistema solar.
? Reconhecer a existência da força gravitacional, associando-a à atração entre objetos na Terra e no Universo e relacionando-a às suas massas e respectivas distâncias.
? Comparar os modelos geocêntrico e heliocêntrico do sistema solar, relacionando-os a diferentes visões e a aspectos sociais, culturais e filosóficos.

 Fonte: Orientações Curriculares da prefeitura do município de São Paulo

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