Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

10 práticas para trabalhar animais com os alunos

Veja jogos, planos de aula e questões de prova para usar o tema nas disciplinas de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa

POR:
Laís Semis
Crédito: Kelly Sikkema/Unsplash

Os animais despertam grande paixão nas crianças. Não importa se são do convívio diário (como os cães e gatos), animais distantes (como os pouco conhecidos necrófagos) ou ainda os que se tornaram personagens de filmes (quem nunca desejou seu próprio peixinho Nemo?). O tema é sucesso entre a turma e pode ser usado não apenas na disciplina de Ciências, mas também nas de Matemática e Língua Portuguesa. Confira na lista de conteúdos que separamos:

JOGOS
Desafio das aves: o jogador precisa escolher um bioma para observar as aves. As regras são semelhantes às do jogo Supertrunfo. Ao escolher um bioma, o jogador recebe uma carta com informações sobre tamanho, habitat em que vive e longevidade da ave associada ao bioma. Com a carta em mãos, o jogador faz uma aposta: escolhe, entre os itens, a informação que parece ser a maior quando comparada com a carta ao lado, ainda que não veja qual é a carta. A disputa é contra o computador. Se a escolha for “longevidade”, por exemplo, ganha quem tiver a carta com a ave que vive mais tempo. O “Desafio das aves” é destinado às crianças da Educação Infantil e primeiros anos do Fundamental.

Aves do Brasil: quais sãos as aves da Amazônia? E do Pantanal? Quais pássaros têm bico de gancho? Quais têm porte pequeno? E com o rabo em forma de tesoura? Nesse aplicativo, o aluno poderá explorar o céu pelo nome popular ou científico do pássaro, sua cor, tamanho, família e formato do bico. Quando o usuário escolher os filtros, as aves relacionadas ficam disponíveis com informações sobre seus comportamento, biomas, habitat e risco de extinção. É possível até mesmo ouvir o som que cada um dos pássaros faz.

Madrugando: dá para trabalhar Matemática com pássaros? Dá, sim! Nesse jogo, o desafio é descobrir se a quantidade aves que compõem o bando que está cruzando o céu formam um número par ou ímpar. Com foco nos anos iniciais do Fundamental, o jogo permite praticar, para além do par ou ímpar, a identificação dos elementos de um conjunto e o professor pode, por meio do jogo, introduzir o conceito de divisão.

Crédito: Ridham Nagralawala/Unsplash

Pássaros no fio: neste outro jogo matemático, é possível trabalhar o conceito de razões com as crianças. Os passarinhos que pousam no fio precisar ser organizados de acordo com as especificações dadas. Assim, se a razão de pássaros verdes para pássaros azuis é de 4 para 1, o jogador precisa considerar a proporção na hora de deslocar os pássaros coloridos para seus respectivos fios.

QUESTÕES DE PROVA
Classificar os animais segundo sua alimentação: o tema da sua aula de Ciências é seres vivos? Veja duas questões que podem ser usadas na prova para os anos iniciais sobre o tema. Saiba o que está por trás da pergunta, o que fazer antes e depois com a turma para prepará-los para a avaliação.

Estabelecer relações entre os nomes dos animais e suas letras iniciais: com foco nas crianças que estão começando a entrar no mundo alfabetizado, a proposta da questão é avaliar se os alunos conseguem estabelecer relações entre os animais ilustrados por fotos e as respectivas letras iniciais de seus nomes.

Crédito: Parsing Eye/Unsplash

PLANO DE AULA
"Bee Movie" e as relações entre fauna e flora: a animação “Bee Movie”, que conta a história de uma abelha recém-formada e desiludida sobre a carreira de fabricar mel, pode gerar discussões interessantes para a sala de aula. Entre os temas que podem ser discutido estão as relações ecológicas entre fauna e flora,  o processo de polinização, a importância que as flores têm para o pleno funcionamento de uma colmeia e a organização social dentro dessa estrutura.

Animais "faxineiros": os animais necrófagos (também chamados de detritívoros ou saprófagos) podem até não ser os mais populares com a criançada, mas cumprem um importante papel na cadeia alimentar. Eles se alimentam de restos orgânicos de plantas e animais. Discuta com a turma a importância desses animais e o que eles têm que os fazem não serem os queridinhos do reino animal.

Como apresentar o ecossistema marinho com "Procurando Nemo": a proposta é utilizar esse já consagrado personagem para aprender sobre o ecossistema marinho, a biodiversidade das espécies que vivem pelo mar e como elas se relacionam. O plano é voltado para as séries iniciais do Fundamental.

Crédito: Wembley/Unsplash

Leitura de gráficos sobre os animais do zoológico: a partir de dados sobre espécies de animais do zoológico, o plano de aula propõe auxiliar na leitura e interpretação de gráficos. Compreender o assunto tratado, as informações apresentadas e o significado dos números nos eixos vertical e horizontal são a exploração inicial para entender a estrutura de organização dos gráficos e os dados fornecidos. Embora os números sejam referentes ao zoológico de São Paulo, é possível adaptar ou complementar a atividade com informações locais para aproximar o universo dos alunos do conteúdo. A atividade é voltada para o 5º ano.

Tags

Guias

Tags

Guias

Assuntos Relacionados