Compartilhe:

Jornalismo

Oportunidades de formação para professores do Rio de Janeiro

As inscrições são voltadas para coordenadores pedagógicos, professores de Matemática e Língua Portuguesa

PorLaís Semis

16/05/2018

Nos próximos dias, as Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) estão promovendo formações em parceria com as Secretarias da rede estadual do Rio e da rede municipal de Macaé.

A UERJ realiza até o dia 18 de maio uma capacitação em Educação financeira para professores de Matemática e coordenadores pedagógicos. O tema é tratado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que já entrará em vigência em 2019 em algumas redes. A formação dura apenas um turno de duas horas, e há a possibilidade de formar até 4 grupos diferentes de 30 professores.

O evento na parte da manhã será das 9h às 11h e à tarde, das 14h às 16h. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível neste link. Dúvidas sobre a capacitação podem ser esclarecidas pela Coordenação de Formação do Rio através do telefone (21) 2380-9107 ou pelo e-mail coordenacaodeformacao@educacao.rj.gov.br.

LEIA MAIS BNCC inclui Educação financeira em Matemática

Já a formação oferecida pela  UFRJ é focada nos professores de Língua Portuguesa. Com foco  em produção textual, o curso tem duração total de 48 horas. 32 dessas horas serão aulas presenciais com atividades complementares e 16 horas acontecerão a distância (EaD).

Entre os temas abordados estão os saberes docentes sobre o tópico, tipos de textos, práticas sociais, práticas discursivas e a escola como local de produção de saberes. As inscrições podem ser feitas pelo site do Centro de Formação Carolina Garcia, responsável pela realização do curso.

continuar lendo