Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Apresentado por:

Sua ideia para promover hábitos saudáveis pode virar realidade

Prêmio Crianças Mais Saudáveis prevê apoio financeiro para projetos que incentivem educação alimentar e prática de atividades físicas nas escolas

Alimentar-se de maneira balanceada e fazer exercícios físicos regularmente são essenciais para o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e jovens. Para colaborar na aquisição desses hábitos saudáveis, a escola é um aliado importante. É nesse ambiente que os alunos podem aprender a diferença entre os alimentos ou conhecer determinada atividade corporal e se perceber capaz de praticá-la. Podem também ajudar a construir uma horta, e depois preparar receitas com o que colheram ali, ou descobrir que meninos e meninas jogam bem juntos, sim. As possibilidades são muitas!

Ciente do papel educativo exercido por gestores e professores, a Fundação Nestlé Brasil vem há anos investindo em parcerias com esses profissionais. O objetivo é colaborar com as escolas na adoção de ações de estímulo a comportamentos saudáveis. Com essa intenção, a fundação criou, há 18 anos, o Prêmio Nutrir nas Escolas.

Clique aqui e conheça mais sobre o Prêmio Ciranças Mais Saudáveis!

O foco principal da iniciativa era inspirar educadores na elaboração de bons projetos de promoção de educação alimentar e nutricional e de prática de atividades físicas. E também contribuir com a formação deles. Foram mais de 24 mil professores, educadores físicos, cozinheiros e nutricionistas capacitados, o que impactou mais de três milhões de crianças em cerca de nove mil escolas de todo o país.

No convívio com esses educadores, ficou claro que era possível enriquecer a proposta. “Por meio de pesquisas, descobrimos que, muitas vezes, as ótimas ideias apresentadas nos projetos não saíam do papel porque a escola não tinha como viabilizá-las”, conta Samantha Büll, responsável pela Fundação Nestlé Brasil.

Por isso, a Fundação Nestlé Brasil reformulou suas iniciativas de apoio à educação e criou o Prêmio Crianças Mais Saudáveis. A proposta, agora, é premiar 10 projetos – direcionados a alunos do Fundamental 1 e 2 – que promovam práticas de atividades físicas e educação alimentar em escolas públicas municipais e estaduais da Bahia e de São Paulo. Serão cinco escolhidos por estado.

Os vencedores irão receber benfeitorias no valor de até R$ 35 mil para implementação do projeto na escola. Eles também ganharão formação e orientação de especialistas do Instituto Crescer, além de uma assinatura digital da NOVA ESCOLA por um ano. “Ao ajudar o professor a aprofundar e planejar sua ideia, apoiar financeiramente a implementação e fazer um acompanhamento de todo o processo, poderemos realmente fazer a diferença no ambiente escolar”, diz Samantha. “E, ao mudar a escola, melhoramos a qualidade de vida das crianças e jovens e contribuímos para um futuro mais saudável”, completa.

As inscrições estão abertas até o dia 8 de junho. O cadastro deve ser efetuado por um professor, com anuência do diretor da escola, no site Crianças Mais Saudáveis. Os demais detalhes estão no regulamento. A divulgação dos vencedores está marcada para 18 de junho e a previsão é que o trabalho de implementação seja realizado entre julho e novembro deste ano.

Para a seleção dos premiados, a Fundação Nestlé Brasil reuniu um time de especialistas nos diversos aspectos envolvidos em projetos de estímulo a hábitos saudáveis: nutrição, desenvolvimento físico, práticas pedagógicas e impacto social. Entre os jurados estão representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Associação Nova Escola, do Instituto Crescer, da Consultoria Goldenberg, que realiza trabalhos em educação e responsabilidade social, e da própria Fundação Nestlé Brasil.

Neste ano, apenas profissionais de São Paulo e Bahia podem se inscrever. Mas a intenção da Fundação Nestlé Brasil é, nos próximos anos, ampliar o alcance do prêmio para os demais estados do país. De qualquer maneira, educadores de todo o Brasil já podem se beneficiar da iniciativa. Todos poderão acessar, gratuitamente, um guia de projetos e cursos online, também elaborados por especialistas do Instituto Crescer.

Tem um bom projeto que promova hábitos saudáveis na sua escola? Inscreva-se no Prêmio Crianças Mais Saudáveis! Esta pode ser a chance de conquistar o suporte necessário para que suas ideias se tornem realidade.


Saiba Mais Aqui!

Deixe seu email e mantenha-se atualizado para assuntos de saúde na educação

Tags

Tags

Guias