Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

Está na hora de usar mais (e melhor) seu PowerPoint

A ferramenta oferece muitas possibilidades, de jogos de memória a quiz

POR:
Débora Garofalo
Foto: Getty Images

Mais conhecido como programa para apresentações, o Power Point é uma ferramenta versátil e interativa, que permite criar quebra-cabeças, jogos de memória, quiz e atividades de correspondência – a partir da criação de textos, gráficos e tabelas em sala de aula. Fácil de usar, o Power Point permite o trabalho colaborativo, tanto em computadores quanto dispositivos móveis, como celular e tablets.

LEIA MAIS   Que habilidades deve ter o professor da Educação 4.0

Todos esses recursos podem servir à estratégia de aprendizagem, em que o docente pode explorar habilidades e competências diante do currículo em qualquer área do conhecimento. As estratégias utilizadas para vencer cada etapa e desafio contribuem para que os alunos aprendam fazendo, utilizando a expressão “learning by doing”. No caso dos jogos, os estudantes se tornam “fazedores” (makers), protagonistas do seu aprendizado, não apenas consumidores. 

LEIA MAIS   Como incentivar a leitura através da gamificação

Jogos
Embora não seja um software específico para criar games, com o Power Point é possível montar produções mais básicas até de nível avançado. No processo, os alunos desenvolvem senso crítico, inventividade e raciocínio lógico. Eles se envolvem mais profundamente no objeto de estudo e o ensino torna-se personalizado.

Os recursos de animação do programa permitem que as imagens apareçam, desapareçam, avancem ou retrocedam. Há ainda a possibilidade de inserir botões e links com ações.

Nesta ferramenta, o desenvolvimento de jogos é um precursor ao ensino de programação em softwares como o Scratch, por trabalhar com scripts e narrativas para o desenvolvimento do jogo, como personagens, cenário, enredo.

Nota: no próximo dia 12/05 será realizado o Scratch Day, não deixe de cadastrar o seu evento. Para maiores informações, você pode recorrer ao site. 

A seguir deixo um passo a passo de como criar jogos com os estudantes.

Criando um jogo

- Abra o Power point no computador.

- Crie uma apresentação nova pressionando as teclas CTRL+N

- No primeiro slide, coloque o nome do seu jogo na caixa de título.

- Na caixa de subtítulo, escreva “Clique aqui”.

- Crie um novo slide, um com o título e um texto, clicando em inserir novo slide.

- Selecione a caixa “clique aqui” e faça um link para o slide 2, selecionando com o botão direito do mouse em hyperlink.

- Uma caixa irá aparecer e você deverá escolher o que colocar nesse documento. Escolha títulos dos slides e em seguida, slide 2.

- Crie um cenário para este slide e opções para interagir com o cenário. Por exemplo: você tem muito lixo para separar; agrupe os materiais no local correto: papel de bala; garrafa de água; copo de vidro; papel.

- Selecione cada opção e link em outro slide que apresente um novo cenário. Este novo cenário irá apresentar ao jogador as consequências da sua escolha, como por exemplo, o que ocorre com o meio ambiente quando descartamos algo irregular. Deve haver escolhas corretas e erradas.

- Continue a montar a sequência de slides linkados até um resultado final. Um determinado número de erros fará com que o jogador vá para um slide com os dizeres “repense suas atitudes” e escolhas “corretas”, levará a estímulos como “Parabéns! Você está salvando o meio ambiente”.

Algumas dicas 

Roteiro. Junto aos estudantes, planeje o roteiro, envolva aspectos cômicos. O enredo do jogo é um fator chave para determinar se as pessoas irão jogar. O storyboard, que é um esboço sequencial de ilustrações e/ou imagens, pode ajudar nesse momento de construção.

Ferramentas. Use a caixa de ferramentas de controles para adicionar objetos como botões e caixa de texto.

Socialização. Compartilhe o jogo em redes sociais e também em redes da escola, como blogs e sites.

Recursos. Use e abuse de imagens, cores, efeitos sonoros e até filmes para deixar o jogo atraente.

O professor orientador de Informática Educativa André de Oliveira Torres da EMEF Doutor Antônio Carlos de Abreu Sodré, da Cidade de São Paulo, está desenvolvendo com os alunos das classes do 8º ano a elaboração de jogos de alfabetização para desenvolver habilidades no uso de hiperlinks. Ele faz o mesmo em jogos com os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental I para auxiliar no processo de alfabetização a partir da escrita de palavras em um banco de palavras. Clique aqui para ter acesso a um dos jogos que está em desenvolvimento.

E você, querido professor, como usa o Power Point com os seus alunos? Conte aqui nos comentários e fortaleça práticas inspiradoras em Nova Escola.

Um grande abraço,

 

Débora Garofalo é professora da rede Municipal de Ensino de São Paulo, Formada em Letras e Pedagogia, Mestranda em Educação pela PUCSP, colunista de Tecnologias para o site da Nova Escola. 

 

Tags

Guias

Aprofunde sua leitura

Assuntos Relacionados