Um documentário, três livros e um podcast para ficar de olho em maio
As melhores indicações de maio selecionadas cuidadosamente pelo time de Nova Escola
PorPaula SalasPedro Annunciato
27/04/2018
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorPaula SalasPedro Annunciato
27/04/2018
Exodus – De Onde Vim Não Existe Mais, Hank Lavine, 1h45min, disponível no iTunes, Google Play e NOW. Crédito: Divulgação.
1) Documentário: O mosaico da tragédia
O mundo tem mais de 21 milhões de refugiados atualmente, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). São vítimas da fome, guerra ou de perseguições étnicas e religiosas que abandonam sua terra natal para sobreviver. É sobre essa multidão que o diretor alemão Hank Levine recorta os rostos que participam do documentário Exodus – De Onde Vim Não Existe Mais. A produção brasileira já foi exibida pelo canal GloboNews e chega às plataformas digitais.
O filme acompanha, durante dois anos, a trajetória dos refugiados Napuli (do Sudão do Sul), Tarcha (Saara Ocidental), Bruno (Togo), Lahtow e Mahka (fugidos de Mianmar), Dana (Síria) e Nizar, (um sírio-palestino). Dana e Nizar são os únicos que passaram pelo Brasil. Ela pretende chegar ao Canadá e levar a família, que ainda vive na Síria, para o país. Nizar quer alcançar a Europa e também reunir os parentes para uma nova vida.
Os relatos dos refugiados são complementados por legendas que explicam o contexto, as origens e razões de cada conflito. Não há uma visão aprofundada a respeito de cada um, mas um panorama geral do problema – com bons gatilhos para discussões e análise na escola. O formato de edição do documentário tem outra vantagem do ponto de vista didático: permite selecionar trechos para exibir em sala. Os primeiros 20 minutos, por exemplo, são um resumo suficiente da triste realidade que o mundo vive.
2) Oralidade: Imagens e palavras de um povo
O fotógrafo Christian Piana visitou Moçambique em busca da tradição oral local e registrou o cotidiano e as histórias transmitidas por gerações. Entre os contos, um sobre cães que fazem serviços de casa e outro sobre o casamento de um pombo e uma moça.
Contos de Moçambique, Christian Piana e Luana Chnaiderman de Almeida, 96 págs., 46 reais
3) Ciências: Darwin está de volta
A Edipro relança um dos livros mais importantes da história da biologia. A nova edição, traduzida por Daniel Miranda, presenteia os leitores com o prefácio assinado por Nelio Bizzo, professor titular da USP e um dos maiores especialistas da obra no Brasil.
A Origem das Espécies, Charles Darwin, 480 págs, 77,90 reais
4) História: Os donos da faixa
De olho nas eleições, a Folha de S.Paulo lança uma série de podcasts sobre todos os presidentes brasileiros desde o fim do império. Cada programa apresenta, semanalmente, a biografia de cada um deles, em ordem cronológica.
Presidente da Semana, disponível em folha.com/presidentedasemana e no Spotify.
5) Infantojuvenil: Sherlock descoberto
A antologia de 15 contos do famoso detetive inglês criado por Arthur Conan Doyle foi preparada pelo escritor e professor Mário Feijó. Há histórias clássicas, como a que dá nome ao livro, e outras menos conhecidas. Todas foram publicadas a partir de 1891 pela revista The Strand Magazine, publicação britânica que lançou diversos nomes de peso da literatura de língua inglesa, como Agatha Christie e Graham Greene. Com a astúcia e inteligência características de Conan Doyle, as histórias reunidas na obra são um prato cheio para quem gosta de aventura: muitos assaltos, planos mirabolantes, perseguições e assassinatos.
Escândalo na Boêmia e Outros Contos Clássicos de Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle, 400 págs., 39,90 reais
Últimas notícias