Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
RDRevista Digital

Nova Escola

Nesta área você encontrará todo o acervo da revista de maneira organizada e em formato digital

Em dia | Imperdível

Uma série, três livros e um projeto de arte para não perder em abril

A equipe da Nova Escola selecionou as melhores dicas do que está acontecendo para ficar de olho

1) A Filosofia da vida real

O professor Merlí e os alunos do Ensino Médio. Crédito: Divulgação
O professor Merlí e os alunos do Ensino Médio. Crédito: Divulgação

Nada de longas aulas expositivas ou conceitos distantes da vida prática. Merlí, o professor de Filosofia que acaba de chegar a uma escola pública da Catalunha, na Espanha, vem para transformar a relação dos alunos do Ensino Médio com a disciplina e acaba por mexer com a escola inteira.

A cada episódio, a série mostra como as aulas do professor tornam concretas as ideias de um pensador. No capítulo Judith Butler, por exemplo, Merlí aproveita a chegada de uma professora trans na escola, que provoca reações preconceituosas, para organizar um protesto em que alunos e alunas jogam um campeonato de futebol com vestimentas trocadas. Enquanto suas metodologias questionadoras (e atitudes questionáveis) fazem sucesso com as turmas, despertam a indignação dos colegas.

A admiração pelo professor, no entanto, fica abalada na terceira temporada com a chegada de uma rival de popularidade: Silvana, a nova professora de História. Mais jovem e mais criativa, Silvana deixa Merlí inseguro e enciumado.

Os personagens humanizados e o tom realista fazem o espectador identificar na série muitos perfis possíveis de se encontrar no dia a dia da escola. Merlí fala de família, conflitos, ética, bullying, abuso de poder, doenças mentais, indisciplina e outros assuntos. Um roteiro que entrelaça vários ângulos da vida escolar vistos pelas reflexões do protagonista.

Melí, dirigida por Héctor Lozano, as três temporadas estão disponíveis em netflix.com

2) Arte: Passeio pela cultura

Quatro museus e 2,8 mil alunos. O projeto realizado em São Paulo pela associação Parceiros da Educação levou estudantes e professores da rede estadual para conhecer espaços como a Pinacoteca do Estado. O trabalho resulta em um guia para docentes que querem planejar melhor essas atividades.

Caderno Digital para Visitação de Escolas Públicas em Museus, disponível em parceirosdaeducacao.org.br

3) Currículo: Os debates da reforma

A Fundação Getulio Vargas (FGV) lança coletânea de 15 artigos sobre as possíveis mudanças com a reforma do Ensino Médio. Os textos refletem sobre as soluções propostas, como a flexibilização da grade curricular.

Os Desafios do Ensino Médio, Marieta de Moraes Ferreira e José Henrique Paim (org.), 246 págs., 42 reais

4) Matemática: Mergulho na geometria

Com bom humor e linguagem acessível, o autor conta a história do filósofo Euclides e mostra como esse discípulo de Platão construiu sua obra-prima Os Elementos, considerada o mais antigo texto de Matemática do Ocidente.

Os Elementos de Euclides, David Berlinski, 160 págs., 44,90 reais. 

5) Infantil: Quando tudo faz sentido

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A romancista Adriana Lisboa, vencedora do Prêmio José Saramago em 2003, apresenta sua mais nova obra de literatura infantil. O poema, entremeado pelas ilustrações de Lúcia Brandão, fala sobre coisas que perdem o sentido na ausência de outras. Na imaginação da autora, “meninas sem sorriso” são como “vestido sem vento”, “sonho que não faz voar parece conversa sem assunto”. Imagens poéticas capazes de alimentar a imaginação das crianças e proporcionar contato com a leitura ritmada da poesia.

Um Rei sem Majestade, Adriana Lisboa, 32 págs., 49,90 reais.