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Como a EJA mudou a vida deles

Que mais de 3,6 milhões de estudantes estejam matriculados na Escola para Jovens e Adultos é uma conquista; que as taxas de evasão no Ensino Médio ainda sejam tão altas, não é

POR:
Paula Salas, Laís Semis
Alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA)   Foto: Reprodução/Facebook

“Depois de 27 anos, voltei a estudar”, conta Sandra Rossi. Ela abandonou a escola aos 13 anos para se dedicar ao esporte. Há 18 anos, ela conseguiu concluir o Ensino Médio. Mas até os anos 2000, Sandra ainda era parte da estatística que, pelos números mais recentes, aponta para um total de 3,6 milhões de estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Os dados do Censo Escolar 2017 mostram que embora o Ensino Fundamental apresente uma tendência de estabilização, as matrículas do Médio cresceram em 3,5% no ano passado. “São os jovens que estão ampliando esse número. Na cidade de São Paulo, por exemplo, 50% das matrículas são de jovens de 15 a 19 anos”, analisa Roberto Catelli, coordenador-executivo da Ação Educativa e da unidade de EJA da instituição.


Para o Ministério da Educação (MEC), os números refletem a taxa de insucesso dos anos finais do Fundamental e Ensino Médio. Do total de matriculados na EJA, 2,17 milhões tentam completar o Ensino Fundamental, enquanto 1,42 milhão estão em busca do diploma do Ensino Médio. “Há um analfabetismo jovem. É inaceitável que pessoas nascidas no final da década de 1990, que tiveram oportunidade de acesso à Educação, componham esse percentual tão alto”, disse Maria Helena Guimarães, secretária-executiva do MEC, na cerimônia de divulgação dos dados do Censo Escolar deste ano. Pelo levantamento, a região que mais concentra alunos nessa modalidade é o Nordeste, com 1,41 milhão. Diante dos dados, Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Censo, lamentou o perfil jovem dos alunos. “A EJA é uma ação compensatória, que tem recebido mais jovens que poderiam estar sendo atendidos pelo ensino regular”.

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Até alguns anos, muitas das matrículas estavam associadas à falta de acesso à Educação Básica: distância entre casa e escola, dificuldade de transporte (principalmente em zonas rurais e periféricas), problemas domésticos e desdobramentos de casos de preconceito e bullying. “Na escola sofri muito preconceito com a minha cor. Tinha alunos que me chamavam de ‘macaca’. Aí cresceu uma uma revolta dentro de mim e fiquei dois anos sem ir para a escola”, relata Tamiris da Silva no documentário “Fora de Série” (2018), produzido pelo Observatório Jovem do Rio de Janeiro, associado ao Programa de Pós-Graduação da UFF, que conta as histórias e os desafios de alunos do Ensino Médio da EJA na rede pública do Rio de Janeiro.

Com o agravamento da crise econômica, muitos jovens simplesmente tiveram de optar entre a subsistência da família e a escola. Um levantamento recente do Banco Mundial indica que jovens de 15 a 25 anos vivendo em lares afetados por quedas nos rendimentos têm 2,3% mais chances de abandonar os estudos. Entre os que têm 18 anos, o índice sobe para 4,5%. “O abandono prematuro dos jovens no final do Fundamental e no Médio ainda se dá muitas vezes por falta de condições familiares, sociais e necessidade de trabalho, mas também porque não há identificação do jovem em relação à escola”, afirma Roberto Catelli.

Essa falta de identificação também atinge a EJA. Mesmo dentro da modalidade, a evasão de jovens ainda é grande. “Eles são os que mais entram e os que mais evadem”, explica Roberto. Para ele, um dos grandes desafios é pensar em um currículo e modelo que garanta essa permanência. “Existem poucos esforços em termos de políticas públicas que avancem sobre essas questões”.

Apesar desse cenário, a EJA tem sido uma oportunidade de mudança de vida para os alunos que não tiveram acesso à escola no passado ou que deixaram essa oportunidade para trás. Essa é a história de Sandra, Riza e Tote, mas também de muitas outras pessoas que puderam transformar suas vidas através da Educação.

Sandra Rossi é hoje professora da EJA do Colégio Santa Maria, mesma instituição que permitiu concluir os estudos depois de 27 anos longe da escola. Crédito: Acervo pessoal Sandra Rossi

Largar é fácil, difícil é voltar a estudar
Aos 13 anos, Sandra Rossi só tinha um objetivo para o futuro: jogar voleibol profissionalmente. “Eu não queria saber de escola, só de fazer esporte”, diz. Enquanto os pais pensavam que Sandra estava frequentando as aulas da antiga 8ª série (atual 9º ano), a menina treinava nos clubes. Um dia, eles descobriram. “Foram radicalmente contra, mas a resistência de voltar à escola era tão grande que acabei parando de estudar e comecei a trabalhar”.

Riza Mara deixou a escola com 15 anos. Tote Gira, com 16. Ambos tiveram um percurso de idas e vindas pela escola até se engajarem nos estudos. Riza sofreu um acidente na adolescência e ficou impossibilitada de frequentar a escola por um longo período. “Fui reprovada e fiquei com vergonha de voltar a estudar depois disso”, conta. Aos 22, ela decidiu retomar os estudos, quando descobriu que estava grávida. Como se tratava de uma gravidez de risco, teve que se afastar novamente. O filho nasceu com problemas de saúde e ela não conseguiu conciliar as duas demandas. Aos 30, ao fazer a rematrícula do filho, a funcionária perguntou se ela não gostaria de retomar os estudos. “Eu me matriculei no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Campo Limpo, mas sem a intenção de estudar além da Educação Básica. Só queria concluir o Fundamental e fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (

Enem) para tirar o certificado do Médio”.

Tote Gira faz parte do grupo de alunos que trocou a sala de aula pela necessidade de ajudar financeiramente em casa. Aos 20, voltou pelo desejo de aprender. Dois anos depois, precisou abandonar os estudos novamente para auxiliar a família e criar seus filhos. Apenas 30 anos mais tarde conseguiu se formar no Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, em Salvador (BA), onde estagia atualmente na área de Filosofia. Além de cursar licenciatura na disciplina a distância, ele faz licenciatura em Música na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Voltei aos 52 e essa experiência me fez desejar continuar estudando até quando eu deixar de existir”, afirma.

O mundo de oportunidades – melhores empregos, salários mais altos, melhores condições de vida, viagens pelo país e até ao exterior – se afunila à medida que diminui o nível de escolaridade. Se já é difícil encontrar um emprego com o Ensino Médio completo, imagine apenas com o Fundamental ou sem saber ler. “Senti bastante falta da escola na vida adulta”, afirma Riza. Ela sentiu dificuldade em montar um currículo e passar por entrevistas de emprego. “Quando perguntam seu grau de escolaridade e você não tem o Fundamental completo, já é uma chance a menos de entrar no mercado de trabalho”, desabafa. Para Sandra, com o fim da perspectiva de ser uma jogadora de vôlei profissional, o leque de opções disponíveis começou a gerar um incômodo. “Não estava contente em relação à minha situação. Eu só tinha subempregos pela falta da escola”, relata.

Risa Maria (de azul) aproveitou a certificação do ENEM para tentar uma vaga na universidade. Crédito: Acervo pessoal Risa Maria

O retorno para a escola, a volta por cima
A decisão de voltar a estudar não é fácil. A bagagem de frustrações, medos e inseguranças junta-se à dificuldade em conciliar a rotina familiar com o trabalho e o estudo. Mas vergonha ainda é o sentimento mais recorrente de quem volta a estudar, após a idade escolar. “Essa volta foi muito dolorosa. Imagina ter 21 anos e entrar para a 2ª série [do Fundamental]. O primeiro dia foi vergonhoso. No segundo, tomei como lição que eu tinha acabado de ultrapassar uma barreira muito grande, a da vergonha”, comenta Maycon Pereira, que está terminando o Ensino Médio e também participa do documentário “Fora de Série”.

“Quando você se afasta é mais difícil se engajar de novo. Você não tem alguém que venha atrás para perguntar por que saiu, que te fale qual é a escola mais próxima… tudo é mais complicado do que na época da escola”, diz Riza Mara. “Sentia frustração por não ter aproveitado a oportunidade quando era mais jovem”.  

Outra barreira que precisa ser vencida é o imaginário do que te aguarda nesse retorno. “Voltar é sempre um receio”, admite Sandra. “Você não sabe como é a escola, se na turma só tem molecada… cheguei a fazer uma semana de supletivo no passado, mas desisti porque não achei bom”, conta. A oportunidade de quebrar o ciclo de 17 anos longe da escola veio ao descobrir que a escola em que estudavam seus sobrinhos, o Colégio Santa Maria, em São Paulo, também oferecia EJA gratuita. “A oportunidade apareceu e, no primeiro dia, eu já gostei”.

A facilidade que teve com os conteúdos foi ajudando a definir as oportunidades que viriam a seguir. “Comecei a ajudar os colegas que tinham mais dificuldade”, diz Sandra. Dois anos após ter deixado o colégio, ela encarou a oportunidade de voltar como monitora de uma sala na instituição. Na época, Sandra cursava uma faculdade de Pedagogia. “Fiquei meio receosa com a proposta, mas eles acreditaram no meu trabalho e eu topei o desafio”, lembra. Ao concluir a primeira graduação, ainda foi cursar Matemática.

Enquanto cursava o Fundamental, Riza Mara dedicou-se paralelamente ao estudo do Enem, já que precisava ir bem no exame para conseguir o certificado do Médio. “Meu marido tinha vontade de fazer um curso superior, mas o trabalho fixo dele impedia. Como eu já estava estudando para o Enem, ele me incentivou a usar a nota para tentar uma vaga em uma universidade pública ou uma bolsa parcial em alguma particular para ter um emprego melhor”, diz. Os professores da EJA lhe deram todo o apoio e suporte: indicações de conteúdos, sites para estudar, corrigiam redações extra. “Minha nota do Enem foi bem razoável e achei que daria para arriscar uma vaga em uma pública”. O resultado: aprovada no curso de Farmácia de uma universidade em Osasco e em Tecnologia de Alimentos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR). Como trabalhava com confeitaria em sua casa, ela decidiu investir na última opção e ampliar suas oportunidades na área.

Risa ao lado de colegas no curso de  Tecnologia de Alimentos da UFTPR. Crédito: Acervo pessoal Risa Maria

A trajetória desafiadora valeu a pena. “Minha vida é bem complicada, foi necessário encontrar forças no desejo de aprender. Hoje é muito gratificante olhar para trás”, comenta Riza. Os desafios continuam: hoje ela cursa o 3º semestre de Tecnologia de Alimentos e continua persistente em alcançar seus objetivos. Sandra também se orgulha da trajetória. Sandra faz parte do time de professores da EJA do Santa Maria – aquele mesmo colégio em que estudou – e faz disso fonte de inspiração para seus alunos. “Falo para eles que se eu consegui, eles também conseguem. Tenho muito orgulho de dizer que estudei ali como eles e que eles podem vencer também”.