Na volta às aulas, converse com os alunos sobre prevenção

Saiba quais são as medidas preventivas para evitar a gripe suína e outras doenças contagiosas na escola.

POR:
Patrícia Giuffrida

 

Pequenas medidas simples evitam o contágio da gripe suína. Image: Editoria de Arte
Medidas simples evitam o contágio da gripe suína.
 Imagem: Editoria de Arte

Na volta às aulas, que medidas devem ser tomadas para evitar o contágio da gripe A (conhecida como gripe suína) na escola? Segundo o médico infectologista Artur Timerman, o primeiro passo é conversar com os alunos sobre o assunto, ensinando-os alguns cuidados básicos de higiene. "Assim que a criança chegar à escola, ela deverá lavar bem as mãos com água e sabão ou limpá-las com álcool em gel".

Outra medida para evitar o contágio é não tocar os olhos, a boca e o nariz após contato com superfícies, como corrimão de escadas e carteiras. Mais um alerta: não compartilhar objetos de uso pessoal, nem talheres, alimentos e bebidas. E, por fim, ao tossir ou espirrar, não se esquecer de cobrir a boca e o nariz com lenço de papel descartável.

Como medida geral, o especialista sugere que as salas de aula sejam mantidas com portas e janelas abertas como forma de garantir a circulação de ar, assim será mais difícil o contágio.

Artur Timerman ressalta também a importância em cuidar da saúde para manter a imunidade alta: "Todos deverão se hidratar com frequência, ter hábitos alimentares saudáveis e praticar atividades físicas ao ar livre".

Para saber mais sobre a gripe e outras doenças transmissíveis, leia as reportagens e os planos de aula publicados em NOVA ESCOLA:

REPORTAGENS

O álcool em gel é mais eficaz do que lavar as mãos com água e sabão?
Ambos são seguros na prevenção de doenças contagiosas, mas são necessárias algumas recomendações para quem optar pelo álcool em gel.

Qual é a diferença entre vírus e bactéria?
Eles diferem em suas estruturas, modos de vida e tamanho. Veja mais detalhes aqui.

As piores epidemias da história
A peste negra matou um terço da população européia no século 14. Outra que está no ranking das mais mortais é a gripe espanhola, que surgiu em 1918. Conheça outras.

Quais são os vírus que mais matam no mundo atualmente?
Apesar de ser difícil contabilizar as mortes causadas por vírus, o HIV (Aids), o HCV (hepatite C), o flavivírus da dengue e a influenza podem ser considerados os que mais matam.

Como funcionam as vacinas e como são produzidas?
Todas têm a mesma função, mas a produção das vacinas difere dependendo da forma como o agente causador da doença atua no corpo.

Como ensinar microbiologia, com ou sem laboratório
Os alunos vão aprender que micro-organismos invisíveis, como bactérias e fungos, causam doenças ou ajudam a ter saúde. 

PLANOS DE AULA

A gripe suína e outras enfermidades
Projeto didático para turmas de 5º e 6º anos sobre a influenza A e outras doenças transmissíveis. O objetivo é mostrar aos alunos algumas formas de propagação de doenças e discutir atitudes para prevenção de uma epidemia.

Gripe suína: uma epidemia
Plano de aula para alunos do 8º ano sobre a gripe A. O objetivo é mostrar como atitudes individuais afetam a saúde coletiva.

Como se dá a propagação de doenças?
Um plano de aula para debater com estudantes do Ensino Médio sobre os riscos de pandemias

Cultura de bactérias
Uma atividade permanente voltada para alunos do 7º, 8º e 9º anos, com o objetivo de avaliar os benefícios e os prejuízos que as bactérias podem trazer para os seres humanos e o meio ambiente.

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu email e mantenha-se atualizado para assuntos de saúde na educação

Tags

Guias

Tags

Guias