Qual é a diferença entre açúcar e adoçante?

Enquanto cada grama de açúcar possui 4 kcal, no adoçante essa quantidade é quase nula

POR:
Eliza Kobayashi
Xícara de café com adoçante. Foto: Fabio Castelo
Xícara de café com adoçante.
Foto: Fabio Castelo

Quando se toma um suco ou um cafezinho, muita gente ainda titubeia na hora de escolher entre o açúcar e o adoçante. Afinal, qual é a diferença entre eles? O açúcar que se consome como alimento é produzido comercialmente a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba. Essencialmente, ele é um carboidrato, nutriente responsável por fornecer energia para o corpo. "É um tipo de carboidrato absorvido rapidamente pelo organismo", diz Viviane Vieira, nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Já o adoçante, ela explica, "são produzidos artificialmente a partir de diversas matérias-primas, como aminoácidos, produtos sintéticos e derivados da cana, fornecendo poucas calorias ou nenhuma". 

Essa diferença na quantidade de calorias é a característica mais importante quando se compara o açúcar ao adoçante. "Cada grama de açúcar fornece 4 kcal, enquanto no adoçante essa quantidade é reduzidíssima". É por essa razão que as pessoas que desejam emagrecer ou que precisam restringir o açúcar na dieta, como os diabéticos, acabam optando pelo adoçante. "O açúcar pode ser, por outro lado, a melhor opção para aqueles que querem aumentar o peso ou para crianças, que não devem ter a dieta com substâncias artificiais. De qualquer forma, tanto para um quanto para outro, existe uma quantidade recomendada e o excesso de ambos pode trazer prejuízos para a saúde", aleta Viviane. Ela explica que existe uma legislação que orienta a quantidade segura de consumo de cada tipo de adoçante (aspartame, ciclamato, sacarina, estévia, sucralose). "Dentro desse limite, não há riscos comprovados à saúde", diz a nutricionista. Mas ressalta que, para algumas pessoas, como crianças e gestantes, esse consumo deve ser mais controlado.

Na dúvida?
Agora você tem acesso a todas as perguntas já respondidas por NOVA ESCOLA sobre temas da atualidade.  Para enviar uma nova questão, clique aqui. 

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias