Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Conceitual - Resolução de problemas com mais de uma solução
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas
Descrição
Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.
Especialista de área: Rita Batista.
Habilidade da BNCC
NÃO HÁ.
Objetivos específicos
Estimular a compreensão de que resolver problema é um processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática.
Conceito-chave
Investigar diferentes soluções para situações problemas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estimular a compreensão de que resolver problema é um processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam o que o professor pretende desenvolver na aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos
Orientações: Mostre a imagem aos alunos por meio do projetor ou distribua cópias para cada dupla. Faça perguntas aos alunos que estimule-os a interpretar a imagem apresentada: “É possível dizer qual a massa da casquinha com sorvete?”, “A casquinha com sorvete e as quatro casquinhas têm massas iguais?”. Incentive-os a propor uma solução: “É possível equacionar o problema de modo que a representação seja por letras?”; “Se atribuirmos valores às letras os resultados obtidos poderão ter sentenças apenas verdadeiras? Apenas falsas? Ou verdadeiras e falsas?”. Peça para os alunos irem à lousa e representar sua resposta. Considere perguntas como: “Qual a massa de cada casquinha?” “Qual a massa da bola de sorvete em relação às casquinhas”?
Propósito: Estimular a interpretação de uma situação problema e fazer a representação matemática para encontrar a solução.
Discuta com a turma:
- Qual a pergunta você acha que deve ser respondida?
- O ambiente em que se encontra a balança tem alguma influência na situação? Por quê?
- Você já resolveu algum problema parecido?
- É possível elaborar mais de uma estratégia para solução ou só uma? Quais?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal - Conceitual
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Escreva a atividade na lousa, projete ou ainda entregue a atividade impressa para que o aluno faça a leitura da atividade individualmente, de modo que compreenda o problema e registre no caderno possíveis soluções. Após 5 minutos peça que os alunos formem trios, comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Faça o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse o download da resolução da atividade principal.
Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam o raciocínio lógico e dedutivo, sejam capazes de registrar diferentes representações de soluções de um problema.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados que o problema apresenta?
- Existe alguma condição? Se sim, qual?
- Considerando os dados do problema, alguém se lembra de ter resolvido algum problema parecido?
- Alguém tem alguma estratégia para resolver o problema?
- A estratégia utilizada para resolver esse problema serve para resolver problemas semelhantes?
Materiais complementares para impressão:
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.
Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Existe outra possibilidade de resolver o problema?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.
Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Existe outra possibilidade de resolver o problema?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.
Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Existe outra possibilidade de resolver o problema?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slide 5 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, se nenhuma for semelhante a solução proposta passe esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as possíveis estratégias para responder a pergunta. Se tiver um projetor disponível, use para apresentar os slides.
Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Existe outra possibilidade de resolver o problema?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Esse é o momento de indicar ao aluno os conceitos que foram retomados e aprendidos para resolver a atividade principal. É importante usar o vocabulário matemático para que os alunos o compreendam.
Propósito: Promover a interação do aluno com o vocabulário matemático e estimular o interesse nos conceitos aprendidos.
Discuta com a turma:
- Você ainda tem dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Quais foram seus pontos forte e fracos nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de entender a situação problema, reconhecer os dados que o problema fornece e a pergunta que tem que ser respondida, e ainda os conceitos necessários para representar a solução do problema.
Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Raio X - conceitual - problemas com mais de uma solução
Tempo sugerido: 5 - 10 minutos (Slides 13 a 17).
Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão para que individualmente crie estratégias que venha mostrar uma ou mais soluções de uma situação problema.
Propósito: Consolidar a aprendizagem de participação ativa na resolução de problemas com mais de uma solução.
Discuta com a turma:
- Qual a pergunta para o problema?
- Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
- Quais maneiras foram pensadas para descrever as soluções?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_26RDP03
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no WhatsApp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
- Padlet
- Jamboard
Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644
Para este plano, foque na etapa: Atividade Complementar - Desafio
Atividade Complementar - Desafio
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Você pode enviar uma foto do problema via WhatsApp e montar um Painel de Soluções, com um exemplo, como mostrado na Tabela da resolução dessa Atividade, disponível para acesso no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9evzvkp97dVfqpmrtWuRxNw5TCHptgQC2wXt7g9FGwPzyyQWReTr6tNhVy4V/resol-ativcomp-mat8-26rdp03.pdf,
utilizando o Padlet ou o Jamboard, por exemplo, ou produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso. Essa Atividade favorece o trabalho em grupos colaborativos, com 3 ou 4 participantes, a interação pode ser feita via chamada de grupo pelo whatsapp, Meet ou Zoom. Oriente os alunos para que leiam o problema, discutam sobre o que entenderam, para a resolução eles poderão fazer um Diagrama, um esquema ou uma Tabela. Se o aluno apresentar dificuldades para compreender e explanar suas estratégias, oralmente ou através de registro (tabela ou esquema), sugiro que proponha o jogo online “Balança Lógica” disponível no link https://rachacuca.com.br/jogos/balanca-logica/(acesso em 04 de jul 2020). Nesse jogo os alunos terão que determinar qual é o objeto mais pesado fazendo, de cabeça, equações ou inequações simples.
Solicite aos que alunos que fotografem ou filmem suas estratégias e respostas, para compartilhar com a turma.
Discussão das soluções
Professor, verifique as orientações feitas na resolução dessa Atividade, disponível para acesso no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9evzvkp97dVfqpmrtWuRxNw5TCHptgQC2wXt7g9FGwPzyyQWReTr6tNhVy4V/resol-ativcomp-mat8-26rdp03.pdf,
elas serão úteis na condução dessa discussão. A escuta das possíveis soluções é muito importante. Deixe que os alunos compartilhem suas respostas, seja por áudio, vídeo ou fotos se a aula for síncrona, ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard ou ainda em um arquivo de forma que todos possam ter acesso.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar às soluções, inclusive é possível fazer as experimentações na cozinha, caso a família tenha uma balança caseira, é um momento favorável para interação lúdica e troca de conhecimentos. Entretanto, é importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de distanciamento social, podem estar envolvidos com outros afazeres.
Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.
Especialista de área: Rita Batista.
Habilidade da BNCC
NÃO HÁ.
Objetivos específicos
Estimular a compreensão de que resolver problema é um processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática.
Conceito-chave
Investigar diferentes soluções para situações problemas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.