Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: E agora? Como resolver?
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
- Não há
Objetivos específicos
Analisar e inferir sobre problemas sem resposta.
Conceito-chave
Problemas sem resposta, por insuficiência de dados, pergunta inadequada ao contexto ou impossibilidade matemática.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Cópias das atividades.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Analisar e inferir sobre problemas sem resposta.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.
Leia o objetivo com seus alunos e comente que “analisar” é observar como os dados do problema e a pergunta estão relacionados.
Explique, também, que “inferir” é concluir se o problema proposto pode ser respondido ou não; explicando o motivo.
Realize o aquecimento, logo a seguir.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: As questões propostas têm o objetivo de levar os alunos a refletir sobre a possibilidade de existir problemas sem resposta ou sem solução e em que situações isso pode ocorrer. Anote as diferentes respostas que surgirem, mas sem esgotar o tema, provocando a curiosidade dos alunos sobre os problemas sem resposta.
Propósito: Levar o aluno a refletir sobre o objetivo da aula.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas, para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.
Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a frase do quadro junto com seus alunos, relembrando o que foi realizado na aula. Perceba se os alunos compreenderam que algumas vezes, não é possível responder a um problema porque faltam dados para sua resolução. É o que denominamos de insuficiência de dados. Nesse caso, ao invés de dar uma resposta numérica, o aluno deve dizer que não é possível resolver o problema proposto, porque falta uma informação essencial e explicar que dado está faltando.
Propósito: Relembrar o que foi trabalhado em aula, sistematizando o conceito de problemas sem resposta.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.
Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.
Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_28RDP_04
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Atividade principal
A atividade principal aborda uma situação problema que não pode ser solucionada, pois os dados apresentados são insuficientes. Dessa forma, a realização da atividade sugerida, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 4 e desafiar os alunos a realizarem a leitura do problema e solucioná-lo no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem.
Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida inicie os questionamentos:
- Conseguiram solucionar o problema?
- Qual resposta vocês encontraram?
- Qual informação necessária não foi dada para garantir a resolução?
- O que vocês conseguiram descobrir?
- Todo problema tem solução?
De acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 4 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva das resoluções e deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, escolha atividades de outros planos que juntamente com a apresentada no slide citado, formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Lembre-se que o plano apresenta atividades complementares que contribuem para a sistematização ou verificação da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas e discutidas. Lembrando de estimular o aluno a explicar seu raciocínio. Em seguida questione a turma:
- O que impossibilita um problema de ser solucionado?
- Para solucionarmos um problema temos que analisar os dados informados e a pergunta?
Após a discussão das possibilidades apresentadas pelos alunos, você pode apresentar os slides 6 e 7, correspondentes a Discussão da solução, possibilitando reflexões quanto às semelhanças e diferenças das estratégias de resolução.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos estudantes e das apresentadas na Discussão das soluções (nos slides 6 e 7), através de fotos, mensagem de texto ou áudio, provocando reflexões para que percebam que os dados informados não são suficientes para responder à pergunta do problema. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções, explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer, através da socialização das resoluções apresentadas e análises realizadas, o reconhecimento que alguns problemas, ao invés de informar uma resposta numérica, o aluno deve responder que não foi possível resolver o problema, porque falta uma determinada informação, especificando qual.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 10, pode ser usada para verificar se os alunos reconhecem que as informações dadas para solucionar o problema devem estabelecer uma relação com a pergunta. Dessa forma, professor, utilize para apresentar o problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam, ou seja, que alguns problemas não apresentam as informações suficientes para responder à pergunta. Por isso é importante ler, interpretar e analisar os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
- Não há
Objetivos específicos
Analisar e inferir sobre problemas sem resposta.
Conceito-chave
Problemas sem resposta, por insuficiência de dados, pergunta inadequada ao contexto ou impossibilidade matemática.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Cópias das atividades.