Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Cursos online gratuitos para professores

POR:
Iana Chan

A internet trouxe uma infinidade de opções de estudo, entre as quais gosto de destacar oscursos online, em especial os chamados MOOCs (Massive Open Online Courses ou Cursos Online Gratuitos e Massivos). Vocês conhecem esse conceito?

São aqueles cursos que podem ser feitos por qualquer pessoa com acesso à internet. Geralmente oferecidos por plataformas educacionais, eles cobrem diversos assuntos e ocorrem em duas modalidades: com tutoria, isto é, as pessoas relacionadas à instituição de ensino acompanham as atividades e tiram as dúvidas dos alunos por meio de fóruns ou bate-papos. Por essa razão, tem um tempo para começar e terminar. A outra modalidade é a do curso autoinstrucional, que não tem limite de tempo, pois cada aluno realiza as atividades no ritmo que for mais adequado para ele. Assim, não há tutores, mas fóruns para discussão com outros estudantes que, por coincidência, estão fazendo o mesmo curso que você.

Você já fez algum MOOC? Confesso que já comecei vários e terminei só alguns. Minha principal dificuldade é encontrar tempo para me dedicar nas semanas seguintes ao início. Começar é fácil, em alguns cliques você já está apto para ver o material, mas terminar é um grande desafio.

Existem várias opções voltadas para professores. Alguns exigem pagamento para obter a certificação, mas para acompanhar as aulas e atividades não é preciso pagar nada. Caso você tenha se interessado em experimentar, listo aqui as principais plataformas e alguns dos cursos que elas oferecem:

e-Aulas da USP
O portal de aulas da USP oferece disciplinas de várias graduações. Na lista de Pedagogia, tem vários assuntos que podem te interessar, como Convivência Democrática na EscolaEducação em Direitos Humanos e Educação e Construção de Valores.

Coursera
Uma das maiores plataformas da área, o Coursera tem parceria com mais de 130 universidades e instituições de ensino e oferece quase 1500 cursos. Entre os ministrados em português,  Ensino Híbrido, Gestão para a Aprendizagem: Módulo Gestão Estratégica eFundamentos do Google para Ensino podem te ajudar. Alguns outros possuem legendas em português, como o Aprendendo a Aprender e o Fundamentos das Práticas de Ensino para a Aprendizagem.

Veduca
A plataforma brasileira oferece mais de 300 cursos. Na área de Educação, há Tópicos de Epistemologia e Didática, Primeira Infância e Jornal na Sala de Aula.

Unesp Aberta
O ambiente de aprendizagem online é uma iniciativa da Reitoria da Unesp que oferece os recursos pedagógicos digitais desenvolvidos para a Universidade. Há muitas opções para os professores, como Conteúdos e Didática de Alfabetização, Conteúdos e Didática de arte,Conteúdos e Didática de Ciências e Saúde, Conteúdos e Didática de Geografia e Conteúdos e Didática de Língua Portuguesa e Literatura.

Escolas Rurais Conectadas
O programa da Fundação Telefônica abriu os 27 cursos certificados pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) para professores de todo o país.Em cada unidade, há uma sequência de textos, referências e atividades. Ao final, quem cumprir a carga horária recebe um certificado. Há vários cursos sobre o uso da cultura digital nas escolas, como  TIC de Inovação nas Escolas, TIC nas Escolas: Nível Básico, TIC nas Escolas: Nível Médio, TIC nas Escolas: Nível Avançado e Quadrinhos Digitais.

Qual é a opinião de vocês sobre o tema? Que tópicos gostariam de estudar? Já conseguiram terminar um curso? Deixem seus comentários!

Um abraço,
Iana Chan

Tags

Guias

Tags

Guias