Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta, o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para determinar qual número decimal é maior.
RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: A maior cédula é a de R$ 100,00 e a de R$ 2,00 é a que possui o menor comprimento.
Acesse aqui atividades complementares.
Propósito: Propor uma situação onde seja necessário comparar e definir qual número decimal é o maior e o menor.
Discuta com a turma:
? Como você soube definir a maior cédula?
? Para definir entre as cédulas de R$ 50,00 e R$ 20,00 qual é a maior? O que é observado?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).
Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para comparar números decimais, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como são as cartas deste trunfo. O título das cartas representa o animal.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Explicar as cartas do jogo “Super Trunfo: Animais”.
Discuta com a turma:
? O que é utilizado para definir as medidas deste trunfo?
? É possível comparar números sem a parte decimal com números que apresente parte decimal?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).
Orientações: Este momento esclarece como as rodadas ocorrerão e o que eles devem fazer e observar. Orientar que as comparações ocorrerão através dos números decimais que correspondem as medidas das características dos animais. O primeiro passo para a comparação entre os números decimais é comparar a parte inteira. Somente se necessário é feita a comparação da parte decimal.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Explicar a segunda parte das regras do jogo.
Discuta com a turma:
? O que as medidas das características têm em comum?
? Como é definido qual número decimal é maior?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).
Orientações: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.
Propósito: Permitir que os alunos iniciem as jogadas.
Discuta com a turma:
? O que deve ser feito ao se comparar números decimais?
? Qual a melhor estratégia para ganhar a rodada?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 7 - 8).
Orientações: Este é o momento de observação e discussão de dois exemplos de jogadas. A primeira jogada será comparada a característica “Velocidade”. As cartas escolhidas pelos jogadores foram: Coelho, Raposa e Girafa. Comparar com eles quem ganhou esta rodada, que foi Ana com a carta da raposa. Destacar com eles que apenas com a comparação da parte inteira foi possível definir o maior número.
Propósito: Iniciar a discussão sobre a comparação de números decimais.
Discuta com a turma:
? Qual será a característica observada?
? Quais números decimais que estão representados, nesta habilidade, nas três cartas selecionadas?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 7 - 8).
Orientações: Neste momento será discutido estratégias para escolher a carta para uma iniciar uma rodada, que o jogador escolhe a característica que será observada. Com as cartas que Maria possui em mãos, as melhores escolhas são as habilidades de velocidade da águia e da andorinha ou a massa do avestruz.
Propósito: Discutir estratégias para escolha de uma carta.
Discuta com a turma:
? Quais características de quais animais ela poderia escolher?
? Por que ele deveria fazer estas escolhas?
? Qual a melhor carta para tentar ganhar esta rodada?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.
Propósito: Fazer um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.
Discuta com a turma:
? Quais foram as estratégias utilizadas para a comparação de números decimais?
? O que foi necessário fazer para conseguir comparar estes números?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de números decimais.
Discuta com a turma:
- Todos possuem a mesma medida de palmo?
- O que você observou para definir a maior medida de palmo? E a menor?
- Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar