Professora de Arte vence o ‘Nobel da Educação’ de 2018

Andria Zafirakou conquista prêmio Global Teacher Prize e cobra espaço para Artes no currículo; brasileiro fica entre finalistas

POR:
Vinicius de Oliveira, do Porvir
Andriz Zafirakou, vencedora do Nobel da Educacão  Foto: Divulgacão

A britânica Andria Zafirakou foi eleita neste domingo (18), em Dubai (Emirados Árabes Unidos), a melhor professora do mundo no Global Education & Skills Forum e vai receber US$ 1 milhão. Em cerimônia apresentada pelo comediante sul-africano Trevor Noah, o troféu Global Teacher Prize foi apresentado no hotel Atlantis, The Palm, pelo piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton. Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil emplacou um finalista: Diego Mahfouz Faria Lima, diretor do colégio Darcy Ribeiro, de São José do Rio Preto (SP), foi reconhecido por seu projeto de educação democrática.

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Andria leciona na Alperton Community School, escola de ensino médio no distrito de Brent, em Londres (Inglaterra), um dos lugares mais etnicamente diversos do Reino Unido. Em sua escola são faladas 35 línguas. Seus alunos vêm de famílias pobres e expostas à violência de gangues locais. “[Brent] É uma comunidade em que muitos estudantes passam por dificuldades financeiras. Eles têm uma vida muito difícil e moram em lares habitados por uma grande quantidade de pessoas. Não conseguem se alimentar direito porque suas lancheiras chegam vazias”, explica Andria. “Esses desafios fazem com que eles pareçam personagens saídos das páginas de livros de Charles Dickens, e não o Reino Unido do século 21. Ainda assim é incrível ver que por mais problemas que enfrentem em casa, eles fizeram da nossa escola o lugar deles. Posso dizer que se nossa escola abrisse às 6 horas da manhã haveria uma fila de crianças querendo entrar às 5 horas. Isso mostra como elas são incríveis”.

Após agradecer ao xeque Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, a professora cobrou das autoridades da educação maior espaço para a disciplina que ela leciona. “As Artes precisam disputar espaço nos currículos e sempre são a primeira coisa a ser cortada”. Segundo ela, o tema é frequentemente negligenciado, apesar de conseguir transformar vidas, especialmente entre os mais pobres. “As Artes têm o poder de quebrar barreiras e rótulos. Para os meus estudantes, as Artes são um lugar sagrado em que eles podem se expressar com confiança e se conectar com suas identidades".

Experiência além da sala de aula

Como professora de Arte e integrante da equipe de gestão da Alperton Community School, Andria assumiu o desafio de conquistar a confiança de seus alunos e das famílias para entender o contexto em que vivem. A partir disso, ele redesenhou o currículo. Andria ajudou o professor de música a criar um coral com crianças vindas basicamente da Somália e abriu horários alternativos para permitir que os esportes para meninas não ofendessem as comunidades muçulmanas mais conservadoras.

Ao aprender conceitos básicos de muitas das 35 línguas usadas pelos alunos de Alperton, Andria conseguiu se aproximar deles e estabelecer relações com seus pais. Graças aos seus esforços, a escola está hoje entre as melhores da Inglaterra.

Brasileiro finalista

Diego Mahfouz Faria Lima transformou uma escola que era noticiada como a mais violenta e com as maiores taxas de evasão nos jornais de São José do Rio Preto. Quando assumiu o cargo de diretor da Escola Municipal Darcy Ribeiro em 2014, ele adotou uma estratégia centrada na recuperação do espaço físico e no engajamento dos alunos e da comunidade, por meio da promoção da gestão democrática.

Sua nomeação se deu graças ao trabalho realizado na escola em que é diretor – até então devastada pelo tráfico de drogas e pela violência. “No meu primeiro dia de trabalho, colocaram fogo no banheiro, jogaram água, maçãs e os tambores de lixo em mim”, explicou o educador. Para contornar a situação, Diego abriu um canal de diálogo com os estudantes e viabilizou um espaço para debates e opiniões. Pouco a pouco, as instâncias de representação dos alunos foram ganhando força e hoje a escola conta com representantes de sala e um grêmio ativo.

Rede de embaixadores

Como finalista da edição de 2018 do Global Teacher Prize, Diego Lima passa a integrar o programa de embaixadores da Varkey Foundation. Por meio dessa iniciativa, ele poderá compartilhar a experiência da escola Darcy Ribeiro com outros educadores ao redor do mundo, além de incentivar crianças a olharem a educação como possível área de atuação profissional.

Sobre a premiação

O Global Teacher Prize traz à tona o trabalho excepcional de milhares de professores ao redor do mundo. A cerimônia de entrega do troféu faz parte do encerramento do Global Education & Skills Forum, evento que reúne pesquisadores, professores e líderes internacionais em palestras e debates. A edição de 2018 contou com as presenças do ex-presidente da França Nicolas Sarkozy, do ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, o piloto Lewis Hamilton e os brasileiros Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, Ricardo Paes de Barros, professor e economista representando o Instituto Ayrton Senna, Priscila Cruz, diretora-executiva do Movimento Todos Pela Educação, dentre outros.

* Jornalista viajou a Dubai a convite da Varkey Foundation

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