Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta, o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para determinar a medida dos objetos.
RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Trem: 6,5 cm e Navio: 5,6
Propósito: Propor uma situação onde seja necessário medir, isto é comparar os objetos com as medidas expressas por números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
? Qual a medida do trem? Que número representa sua medida?
? Qual a medida do navio? Que número representa sua medida?
? O que você observou para determinar as medidas dos objetos?
? O que representa a vírgula nestes números?
? Quais ordens representa os algarismos que compõem o número?
Material complementar para impressão:
Atividade de Retomada
Atividade principal – Escala Richter
Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.
Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para ordenar números decimais, e localizá-los na reta numerada, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como as cartas devem ser organizadas para início do jogo.
Propósito: Explicar a organização das cartas no jogo.
Discuta com a turma:
? Por que as cartas dos terremotos devem estar dispostas de maneira que todos vejam?
? Alguma dúvida na organização das cartas?
Atividade principal – Escala Richter
Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.
Orientações: Explique para os alunos como as cartas do jogo se estruturam.
Propósito: Explicar as cartas utilizadas no jogo.
Discuta com a turma:
? Para que servem as informações da primeira coluna das cartas de terremoto?
? Depois de virada a carta colorida, o que deve ser feito?
Atividade principal – Escala Richter
Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.
Orientações: Leia a segunda parte das regras e esclareça como as jogadas ocorrerão. Deixar claro que os alunos iniciarão pegando uma carta da pilha verde, lerão quais cartas brancas deverão selecionar. Selecionadas as cartas, deverão colocá-las em ordem crescente, estando correta tal ordenação, poderão com a ajuda das setas localizar os números decimais indicados pelas cartas brancas selecionadas de acordo com a solicitação das cartas coloridas.
Propósito: Explicar as regras do jogo para que assim os participantes possam jogar e atingir o objetivo proposto pelo jogo.
Discuta com a turma:
? O que deve ser feito após serem selecionadas as cartas brancas?
? O que será observado para a ordenação dos números decimais?
? Todas as cartas verdes solicitam as mesmas cartas brancas de terremoto?
Atividade principal – Escala Richter
Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.
Orientações: Leia a terceira parte das regras e esclareça como as jogadas seguintes ocorrerão e como será definido o vencedor, como também qual deve ser o procedimento caso ocorra empate.
Propósito: Explicar como ocorrerão as jogadas.
Discuta com a turma:
? O que deve ser observado nas cartas dos terremotos?
? Todas as cartas verdes pedem as mesmas cartas cartas de terremoto?
Atividade principal – Escala Richter
Tempo sugerido: (slides 4 - 9) 25 minutos.
Orientações: Verifique se todos os alunos compreenderam as regras do jogo e esclareça se existe alguma dúvida. Não existindo dúvidas, permita que os alunos comecem a jogar. Circule na sala acompanhando jogadas dos trios e verificando se estão fazendo corretamente como indicado. Caso constate que existe algum trio que não compreendeu ou apresenta dificuldades, esclareça e acompanhe a próxima jogada, verificando se as informações ficaram claras.
Propósito: Iniciar o jogo e constatar se os alunos compreenderam.
Discuta com a turma:
? Como o jogo deve ser iniciado?
? Como saber se o jogador localizou o terremoto corretamente?
Painel de soluções
Tempo sugerido: (slides 10 - 12) 15 minutos
Orientações: Este é o momento de observação e discussão de um exemplo de uma jogada. Leia a carta verde tirada pelo jogador e peça que peguem as duas cartas de terremoto que aparecem no slide e peça que digam se atendem ao solicitado.
Propósito: Iniciar a discussão sobre a localização de números decimais na reta numérica.
Discuta com a turma:
? O que a carta verde solicita?
? Qual o país selecionado?
? As carta selecionadas atendem o solicitado?
? Como estas cartas brancas selecionadas devem ser organizadas?
Painel de soluções
Tempo sugerido: (slides 10- 12) 15 minutos
Orientações: Neste momento apresenta-se como o jogador localizou os números decimais na escala. Mesmo que os alunos já constatem que um está localizado incorretamente, peça para que aguardem o próximo momento para a discussão.
Propósito: Ordenar e representar a localização de números decimais na reta numerada em uma jogada.
Discuta com a turma:
? O que foi observado para ordenar os números decimais?
? As duas cartas de terremoto foram localizadas corretamente na escala?
? O que você observou para definir se estava certa a localização?
Painel de soluções
Tempo sugerido: (slides 9 a 12) 15 minutos
Orientações: Nesta fase os jogadores do trio fazem observações da localização dos decimais feitas por Roberta. Discutir sobre as falas dos jogadores e identificar com os alunos qual deles fez uma observação correta. Pedir para os alunos informarem qual carta foi localizada incorretamente e dizer onde deve ser posta. (Guilherme fez a observação certa. A carta 8,6 foi colocada no 8,5)
Propósito: Analisar com os alunos a localização de números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
? A carta de terremoto 7,9 foi localizada corretamente?
? A carta de terremoto 8,6 foi localizada corretamente?
? O que foi observado para definir se as cartas foram localizadas na escala corretamente?
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.
Propósito: Fazer um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.
Discuta com a turma:
? Quais foram as estratégias utilizadas para a ordenação dos números decimais?
? O que foi observado para definir a localização destes números na escala?
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram construir a aprendizagem almejada, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outras situações e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de números decimais.
Discuta com a turma:
- Quais são os algarismos que compõem a medida do giz de Roberta?
- Quais são os algarismos que compõem a medida do lápis de Mariana?
- A medida representada na parte inteira corresponde aos centímetros e a parte decimal corresponde a qual unidade?
Materiais complementares para impressão:
Atividade de Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complementar
Resolução da Atividade Complementar