Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

A descoberta do som

Desenvolver a escuta atenta é o primeiro passo para compreender o sistema de produção sonora. E isso se faz no 1º e no 2º ano

POR:
Amanda Polato

 Desde que nascem, as crianças entram em contato com um universo sonoro desordenado.No dia-a-dia, é difícil perceber as singularidades dos sons que nos rodeiam - na escola, na rua ou em casa. Por isso, o ensino de Música deve começar com a valorização e a conscientização da audição. "É essencial os alunos compreenderem a ?paisagem sonora?, o conjunto de sons do ambiente, para ativar a escuta atenta", diz Teca Alencar de Brito, diretora da Teca Oficina de Música. Existem várias formas de desenvolver a acuidade auditiva. Veja no quadro da página ao lado uma proposta didática para turmas de 1o e 2o ano que alia esse objetivo às propriedades dos sons.

APRENDIZADO Caixa de papelão, pedras e chaves ajudam a abrir os ouvidos da turma. FOTOS PENINHA MACHADO
APRENDIZADO Caixa de papelão, pedras e chaves ajudam a abrir os ouvidos da turma

 Pensando em barulhos prejudiciais para as crianças, como o sinal estridente da campainha e a gritaria na hora da saída no Colégio Adventista de Indaial, em Santa Catarina, a professora Karina Esmero Alves Tobia desenvolveu um projeto de ref lexão sobre as características dos sons e sua produção (e ficou entre os 50 melhores do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 em 2007). Karina partiu de discussões sobre poluição sonora e seu efeito na vida das pessoas. Para isso, propôs uma atenta observação do que é ouvido no cotidiano, seguida de pesquisas sobre os danos que a poluição pode causar na audição e no organismo como um todo.

Glossário

Altura - O som pode ser grave ou agudo, dependendo da freqüência de suas vibrações.

Duração - O som pode ser curto ou longo, dependendo da duração de sua ressonância.

Intensidade - O som pode ser forte ou fraco, dependendo da amplitude da onda sonora.

Timbre - O som tem "personalidade", dependendo dos materiais e do modo de produzi-lo.


Em outras aulas, realizou o que chama de "laboratório de timbre"para que todos tivessem contato com uma grande variedade de materiais (plástico, madeira, pedras, metais) e os classificassem em suaves, bonitos, irritantes etc. O objetivo é promover o conhecimento dos conteúdos musicais, como altura, intensidade e duração (leia mais no quadro ao lado), e, assim, garantir que os estudantes sejam capazes de diferenciar os sons e entender que o timbre é a característica que "personaliza" cada um deles.

Para incrementar o trabalho de sensibilização do ouvido das crianças para a música, ela sugeriu que os alunos produzissem os próprios instrumentos com materiais de sucata. Uma boa idéia, pois, no ensino de Música, a prática e a reflexão devem andar juntas. "Considerando que os alunos de 8 e 9 anos precisam aprender fazendo, nada melhor do que construir instrumentos", reforça Marisa Szpigel, selecionadora dos projetos de Arte do Prêmio Educador Nota 10. Teca Alencar completa que, "quando a criança faz, é chamada a pensar e aprende de verdade". Na confecção de instrumentos, é possível entender melhor como nascem os sons: por exemplo, perceber que a caixa de ressonância, presente em violões e violinos, funciona como amplificadora dos sons produzidos pelo toque nas cordas.

No fim do trabalho,Karina levou a turma toda para visitar o Museu de Música de Timbó, também no interior catarinense. Lá foi possível comparar os instrumentos feitos em classe com os que compramos prontos. Além disso, ela convidou um músico profissional para tocar com o que foi produzido na escola.

Quer saber mais?

Contatos
Colégio Adventista de Indaial, R. Expedicionário Hercílio Gonçalves, 233, 89130-000, Indaial, SC, tel. (47) 3333-2091 Marisa Szpigel, zaszpigel@uol.com.br Teca Alencar de Brito , teca@tecaoficinademusica.com.br

Bibliografia
Orquestra Tintim por Tintim, Elisa da Silva e Cunha, Luciana Del Ben, Liane Hentschke e Susana Ester Kruger, 32 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-172002, 27,90 reais

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias