Como preparar os alunos para ir ao teatro
Para a turma aproveitar ao máximo uma peça teatral, é importante iniciar em sala o trabalho de apreciação
01/02/2011
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
01/02/2011
"A arte necessita de conhecimento. E a observação da arte só poderá levar a um prazer verdadeiro se houver uma arte da observação." Essa é uma das ideias defendidas pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956) que pode servir de inspiração para pensar em como fazer o trabalho em sala quando o assunto é linguagem teatral.
Apreciar, uma das competências básicas a ser desenvolvida na disciplina de Arte, não pode significar simplesmente levar a turma ao teatro (tal como olhar para um quadro, no caso das artes visuais, e escutar uma composição, no caso da música). Até os sinônimos atribuídos ao termo apreciação - julgamento, avaliação, juízo - apontam que se trata de algo mais reflexivo.
O foco do trabalho deve ser fazer as crianças desenvolverem um olhar e uma escuta atentos quando assistem a espetáculos. "Elas precisam perceber significados da obra em questão: o que há por trás dos gestos dos intérpretes, e dos outros elementos", diz Dirce de Carvalho, professora da Faculdade de Arte, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (leia a sequência didática).
Para que isso ocorra, a intervenção do professor é fundamental, o que não quer dizer que ele tenha de direcionar de maneira rígida o momento da fruição. "Os estudantes têm de ter espaço para construir percepções próprias a respeito do espetáculo e vivenciar a experiência com autonomia crítica. Apreciar não é sinônimo de gostar", diz Narciso Telles, professor do curso de Teatro e do Programa de pós-graduação em Arte da UFU. Em outras palavras, eles têm de construir ligações entre a manifestação artística e o repertório pessoal. E o papel do educador é fornecer elementos que provoquem questionamentos, inspirem reflexões e ampliem a visão da turma sobre o teatro em geral e a respeito da peça. Um trabalho que precisa ser feito antes de a trupe entrar em cena.
Apreciação e reflexão devem ser planejados juntos
Os erros mais comuns
- Depois da peça, propor que os alunos respondam a questionários para avaliar a apreciação. É uma atitude reducionista, já que a apreciação é uma experiência individual. Melhor organizar uma roda de conversa para que todos exponham suas opiniões e compreendam que existem diversas maneiras de compreender a arte.
- Levar as crianças ao teatro ou a qualquer outra atração externa como se fosse um programa familiar. A escola tem de organizar passeios com objetivos didáticos e para isso é necessário planejar os objetivos e as atividades a serem desenvolvidas.
Reportagem sugerida por 5 leitores: Ana Paula Dantas, Diadema, SP, Rangel Andrade Ferreira, Rio de Janeiro, RJ, Rubiane Maciel Machado, Marzagão, GO, Vanessa Collere, Curitiba, PR, e Viviane Rezende Leles Costa, Conselheiro Lafaiete, MG
Quer saber mais?
CONTATOS
Dirce de Carvalho
EMEF Prefeito Adhemar de Barros, tel. (11) 5841-5223
Paula Zurawski
Narciso Telles
BIBLIOGRAFIA
Jogos Teatrais, Ingrid Koudela, 160 págs., Ed. Perspectiva, tel. (11) 3885-8388, 26 reais
INTERNET
Texto A Ida ao Teatro.
Últimas notícias