Cenário e figurino também comunicam

POR:
Thais Gurgel
Foto: Valter Pontes

Se, para você, trabalhar com o teatro na escola é apenas equacionar dramatização e texto, atenção. O professor de Arte pode investir em outros elementos que compõem a linguagem teatral em suas propostas às turmas. Cenários e figurinos, por exemplo,  são outros meios de expressividade nas peças e, quando bem trabalhados, tornam-se canais imediatos de comunicação com o público.

"A criação coletiva do cenário abre espaço para que as crianças discutam que realidade têm intenção de criar e que objetos podem ser úteis para atingir seus objetivos no espaço cênico", diz Wagner Cintra, coordenador do curso de Artes Cênicas da UNESP - Campus São Paulo. As turmas têm de considerar o que é essencial para o ambiente em que a narrativa se desenvolve, quais recursos eles têm disponíveis para construí-lo e de que maneira vão se utilizar dos objetos de cena durante a interpretação. Utilizar móveis e outros elementos fora de seu contexto habitual de uso, por exemplo, é uma possibilidade interessante para compor o cenário.

O mesmo princípio vale para o figurino, que pode seguir a proposta de customização de roupas comuns. "A escolha do que é incorporado à indumentária para caracterizar um personagem faz parte do processo de construção do papel", afirma Wagner. "E todo esse processo é uma experiência importante para que a criança, pouco a pouco, desenvolva a abstração que a linguagem do teatro requer."

Confira abaixo o que NOVA ESCOLA já produziu sobre o trabalho com cenário e figurino nas aulas de teatro e mãos à obra!

Aula de interpretação
Reportagem sobre técnicas de improvisação, uso da voz e figurino em um trabalho de Arte.

Dramaturgia e memória
Reportagem sobre projeto de produção de um musical sobre o repertório de Mario Lago com uma turma de 4ª série.

Transformando espaços com luzes e sombras
Plano de aula sobre teatro de sombras com crianças de 0 a 3 anos.

O teatro ensina a viver
Reportagem discute os fundamentos do trabalho com teatro na escola.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias