Pintura abstrata é um conteúdo que deve ser abordado na escola?
Pintura
PorNOVA ESCOLABeatriz VichessiRita TrevisanDaniela Almeida
01/09/2009
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLABeatriz VichessiRita TrevisanDaniela Almeida
01/09/2009
É importante trabalhar o abstracionismo com as crianças desde a Educação Infantil, orientando a apreciação para que todos ampliem seu repertório e conheçam as variedades de representações artísticas. Com os pequenos, o foco deve ser direcionado para os procedimentos, destacando também as formas e as ferramentas adotadas pelos artistas para produzir as obras, assim como a quantidade de tinta utilizada e o percurso da pintura. É papel do educador instigar a turma a pensar e a fazer comentários sobre isso. No Ensino Fundamental, o assunto tem de ser explorado com o estudo das obras de um artista específico e também com a pesquisa sobre as transformações ocorridas em seu percurso. Tomie Ohtake (veja imagem ao lado), Alfredo Volpi (1896-1988) e Ione Saldanha (1919-2001) são nomes de artistas brasileiros interessantes para estudo no 3º, 4º e 5º anos. Todos eles caminharam da figuração para a abstração.
Consultoria Karen Amar, professora de Arte da Escola da Vila, em São Paulo, SP. Pergunta enviada por Rafael Aparecido, São Paulo, SP
Na dúvida? NOVA ESCOLA responde
Últimas notícias