13 universidades planejam disciplina sobre "o golpe de 2016"

As aulas da primeira disciplina sobre o tema começam no próximo dia 5 de março

POR:
Laís Semis
Posse de Dilma Rousseff em 2015. Crédito: Fotos Públicas

O anúncio de oferta da disciplina "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil", pela Universidade de Brasília (UnB), reverberou em outras universidades. Até o momento, outras 12 instituições de ensino superior também se pronunciaram sobre a criação de uma disciplina que contemplasse o tema.

Na precursora da iniciativa, a disciplina fará parte do curso de Ciências Políticas e será orientada pelo professor Luis Felipe Miguel. O objetivo dela seria “entender os elementos de fragilidade do sistema político brasileiro que permitiram a ruptura democrática de maio e agosto de 2016, com a deposição da presidente Dilma Rousseff”. Além disso, ela analisaria ações do governo de Michel Temer e sua agenda a as “possibilidades de reforço da resistência popular e de restabelecimento do Estado de direito e da democracia política no Brasil”. A disciplina terá início junto com o ano letivo da universidade, no próximo 5 de março (segunda).

Ao saber da proposta, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou em seu twitter ter encaminhado ao Ministério Público Federal um pedido para avaliar se a UnB poderia promover a disciplina. “Solicitamos a apuração de improbidade administrativa por parte dos responsáveis pela criação da disciplina na UnB por fazer proselitismo político e ideológico de uma corrente política usando uma instituição pública de ensino.” A Comissão de Ética Pública da Presidência apura se ele cometeu abuso de autoridade no exercício do poder.

Confira a relação das instituições que pretendem ter disciplinas específicas do "golpe de 2016":

Universidade de Brasília (UnB)
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Tags