Secretarias selecionam professores de inglês para estudar nos EUA com bolsa

Iniciativa é do Departamento de Estado dos Estados Unidos e vale para professores do Ensino Médio

POR:
Paula Peres
Crédito: Getty Images

Dezenove Secretarias Estaduais de Educação estão selecionando professores de Língua Inglesa, do Ensino Médio, para fazer um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos. Porém, o prazo é curtíssimo: os interessados têm até sexta-feira, 2 de março, para avisar as secretarias.

O programa tem duração de um semestre acadêmico (de janeiro a maio de 2019) em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e uso de tecnologias em educação, além de um estágio supervisionado em uma High School norteamericana.

Como se inscrever

Para concorrer, os interessados devem preencher alguns requisitos:
- gastar, pelo menos, 50% de sua carga horária em sala lecionando inglês no Ensino Médio na rede pública, Estadual ou Federal;
- possuir, no mínimo, Bacharelado ou Licenciatura em Inglês;
- ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula;
- demonstrar o compromisso de continuar lecionando na rede pública após a participação no programa DAI;
- demonstrar compromisso com o ensino de inglês;
- ter fluência oral e escrita em inglês - com apresentação de comprovante;
- ser cidadão brasileiro, sem nacionalidade americana.

Não é necessário ter experiência acadêmica ou profissional no exterior.

Os interessados que atenderem aos pré-requisitos devem encaminhar e-mail para a secretaria de Educação do seu estado (os participantes são AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, MT, MS, MG, PR, PB, PE, RJ, RN, RS, RO, SC, SP e SE) até o dia 02 de março, para receber os formulários de inscrição.

As Secretarias Estaduais farão a seleção e encaminharão os candidatos selecionados para a etapa nacional até 9 de março.

O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI) é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), que busca desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo. Outras informações podem ser consultadas neste link.