Ir para o conteúdo Pular para o menú principal
ANÚNCIO
Você sabia que é possível salvar matérias para ler mais tarde? Use o botão icone ler mais tarde Ler mais tarde
icone menu

Como trabalhar a Arte Contemporânea com os alunos do Ensino Fundamental?

Arte Moderna

por:
BS
Beatriz Santomauro
OLHAR E REFLETIR O contato com a arte permite que os alunos relacionem conteúdos. Foto: Kiyoshi Ota/Getty Images
OLHAR E REFLETIR 
O contato com a arte permite que
os alunos relacionem conteúdos

Uma boa maneira de introduzir o assunto é permitir que as crianças tenham contato com produções de artistas contemporâneos. Depois disso, pode-se desenvolver discussões sobre o que cada obra comunica, estimulando-as a formular hipóteses que digam respeito às ideias que os artistas quiseram apresentar com seus trabalhos. Após as primeiras impressões, é fundamental estudar as possibilidades de compreensão da obra: procedimentos empregados, materiais utilizados, elementos constitutivos, poética e conceitos. Ao mesmo tempo, é essencial propor laboratórios de criação com desafios nos quais os alunos experimentem a linguagem que os artistas estudados já utilizaram, encontrando espaço para a expressão pessoal. O ideal é orientar a turma para que perceba os conteúdos e as singularidades das obras, buscando trazer a inquietude que há nelas. Não adianta querer classificá-las, já que as modalidades da arte atual não têm características delimitadas nem uma linha divisória tão clara quanto às de épocas anteriores, o que dificulta essa tentativa.


Consultoria Stela Barbieri, artista plástica, educadora e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, SP. Pergunta enviada por Ana Paula Dutka de Miranda, Itapoá, SC.


Na dúvida? NOVA ESCOLA responde

ANÚNCIO