Oportunidade para aprender Inglês, Espanhol e Libras gratuitamente

Os cursos à distância oferecem 9.625 vagas para cada área

POR:
Laís Semis
Crédito: Sutterstock

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Oferta Voluntária está com inscrições abertas até o dia 19 de março. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), e disponibiliza vagas gratuitas em cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Os cursos são à distância e acontecem de 26 de março a 24 de agosto.

Entre as ofertas estão curso de Inglês e Espanhol básicos, introdução à interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Libras básico. Para cada um desses cursos, a oferta é de 9.625 vagas. Outras 6.250 vagas estão disponíveis para os interessados em formação de Agente de Alimentação Escolar e Assistente de Secretaria Escolar. Para se candidatar a qualquer um dos cursos, basta ser maior de 15 anos. Caso o número de interessados seja maior que o de vagas, o edital dá preferência a estudantes do Ensino Médio da rede pública ou que tenham cursado a etapa no sistema público de ensino ou bolsista integral em instituições privadas. Também entram como candidatos preferenciais os adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, membros de povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas com deficiência, mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda e trabalhadores, incluindo-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.

Além das ofertas na área de Educação, a plataforma disponibiliza outros cursos totalizando 562.500 vagas. A lista completa dos cursos pode ser acessada online. As inscrições podem ser feitas pelo site do Pronatec.