Volta às aulas: como receber bem os alunos

Dicas para tornar o primeiro dia de aula mais acolhedor para os alunos

POR:
NOVA ESCOLA
Foto: Getty Images

Muito já se falou sobre o primeiro dia de aula e como professores e gestores podem tornar essa experiência mais gratificante e interessante para toda a equipe da escola e para os alunos. Para que isso aconteça de maneira tranquila e fluida, é importante mostrar desde o início que a escola está aberta a toda comunidade e que os professores, coordenadores e diretores estão prontos para responder quaisquer dúvidas.

Pensando nisso, NOVA ESCOLA selecionou algumas reportagens que podem ajudar professores e gestores a garantir que os alunos se sintam acolhidos, logo no primeiro dia.

 

Recepção às crianças na Educação Infantil

Ao recepcionar as crianças no primeiro dia, o professor deve conversar com os pais e demonstrar interesse. É importante perguntar como a criança está, mesmo que esteja agarrada ao colo da mãe, para criar uma aproximação e transmitir segurança – mas sem forçar uma relação que ainda está sendo criada. Para que a criança estabeleça um primeiro vínculo, o ideal é que seja recebida sempre pela mesma pessoa, de preferência, algum dos educadores da turma.

É importante que, gradativamente, a criança perceba e crie consciência de que a creche é um espaço coletivo – e que seus colegas também precisam de atenção. Também é importante que os pais conheçam toda a equipe que auxilia para que se sintam tranquilos, caso o professor precise se ausentar um dia.

 

Recepção aos alunos na Educação Básica

No horário de entrada, é importante que o diretor e o coordenador estejam no pátio para tirar dúvidas dos pais e ajudar os alunos, principalmente os novatos. Atitudes como essa demonstram que os gestores estão abertos a questionamentos e interessados em acolher todos os estudantes desde o início do ano letivo.

No caso dos alunos novos, é importante organizar uma equipe que possa fazer o atendimento e recepção. A ideia é mostrar as dependências da escola, apresentar os funcionários e dar início ao processo de integração. Uma possibilidade é pedir aos estudantes veteranos que montem um time responsável pela visita guiada. Dessa forma, os novos alunos se sentirão à vontade em conversar com novos colegas e estabelecer um ponto de referência para navegar os primeiros dias.

 

Tags

Guias