Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Aprender Matemática assim, quem não quer?

Jogos interativos tornam o aprendizado mais fácil e os alunos, mais engajados

POR:
NOVA ESCOLA
Foto: Getty Images

Com as turmas do Fundamental 1, o professor precisa encarar o "medo" das aulas de Matemática. "É difícil", "eu não entendo" e tantas outras frases que se ouve dos alunos. Mas com a ajuda de jogos interativos, esse aprendizado pode se tornar mais fácil e os alunos, mais engajados. 

LEIA MAIS   6 questões de Matemática para ensinar sobre medidas

Alfabetização na prática: qual é o melhor método? Alfabetização na prática: qual é o melhor método?

NOVA ESCOLA conta com uma série de jogos de Matemática para Fundamental 1, desenvolvidos pela Matific. A seguir, você pode testar alguns deles e ver quais se encaixam melhor na sala de aula.

Madrugando
Um ótimo desafio para seus alunos: distinguir entre números pares e ímpares. Para começar, os alunos vão acompanhar uma revoada de pássaros e terão de dizer se o número de aves é par ou ímpar. A ideia aqui é praticar a identificação dos elementos de um conjunto e preparar a turma para a introdução do conceito de divisão.

Quer saber mais sobre alfabetização? Acesse aqui!

Debaixo d'Água
Aqui, os alunos vão exercitar a contagem básica até 8. Eles vão contar quantos peixes aparecem na tela. Um? Dois? Três? A ideia é partir da contagem básica de 1 a 8 do objeto para o número. Eles também vão entender que onde os peixes estão (localização espacial) e a posição (organização do objeto) não muda a quantidade.

Jogo Nos Bastidores ensina crianças a fazer adição   Foto: Reprodução

Nos bastidores
Este jogo é um bom desafio para sua turma exercitar operações de adição, usando números de 1 a 5. Anões e gigantes estão escondidos atrás de uma cortina e os alunos terão de contar os pares de pés para saber quantas pessoas estão ali. Eles também vão se familiarizar com a soma, aprender que há diferentes jeitos de resolver um problema e desenvolver estratégias variadas de solução.

Decoração de festas
Para decorar uma festa, não dá para ser de qualquer jeito! É preciso seguir um padrão para deixar tudo bonito. Ao fazer isso, as crianças vão experimentar o uso de modelos para reconhecer e definir padrões seguindo diferentes estratégias.

Suba no ônibus
Além de exercitar a adição, também funciona como jogo da memória. Cães de diferentes tamanhos e cores entram no ônibus, mas depois não se consegue mais vê-los. Quantos subiram no ônibus? A turma vai precisar contar quantos entraram, lembrar a quantidade e fazer a soma. O jogo mostra também como os números podem representar quantidades invisíveis.

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias