Semelhanças e Fractais

POR:

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF06MA20 - Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.

Objetivos específicos

Aprofundar o estudo de semelhanças através de reduções e ampliações presentes em fractais.

Conceito-chave

Ampliação, redução e semelhança.

Recursos necessários

Sugestões de Leitura

Manual:

Manual Geogebra 5.0 (português) - https://wiki.geogebra.org/pt/Manual (visitado em 09/12/2017).

Software Geogebra online: https://www.geogebra.org/classic (visitado em 09/12/2017).

Ogeogebra - site com dicas e vídeos - http://ogeogebra.com.br/site/ (visitado em 09/12/2017).

Artigo:

VICHESSI, Beatriz. Sete respostas sobre o software Geogebra. Nova Escola: Prática Pedagógica, 01 de Agosto. 2011 - Disponível em: https://goo.gl/dAQqbP  (visitado em 09/12/2017).

SALLA, Fernanda. O que são fractais. Mundo Estranho. Publicado em 11 de Março de 2011. - Disponível em: https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/o-que-sao-fractais/  (visitado em 09/12/2017).

Paradidático:

MACHADO, Nílson José. Semelhança não é mera coincidência - (Coleção Vivendo a Matemática). Scipione, 2000.

Livro:

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005 -

Compartilhe este conteúdo:

Tags