Semelhanças e Fractais
Por
06/03/2018
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Por
06/03/2018
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Vieira
Mentora: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF06MA20 - Construção de figuras semelhantes: ampliação e redução de figuras planas em malhas quadriculadas.
Objetivos específicos
Aprofundar o estudo de semelhanças através de reduções e ampliações presentes em fractais.
Conceito-chave
Ampliação, redução e semelhança.
Recursos necessários
Sugestões de Leitura
Manual:
Manual Geogebra 5.0 (português) - https://wiki.geogebra.org/pt/Manual (visitado em 09/12/2017).
Software Geogebra online: https://www.geogebra.org/classic (visitado em 09/12/2017).
Ogeogebra - site com dicas e vídeos - http://ogeogebra.com.br/site/ (visitado em 09/12/2017).
Artigo:
VICHESSI, Beatriz. Sete respostas sobre o software Geogebra. Nova Escola: Prática Pedagógica, 01 de Agosto. 2011 - Disponível em: https://goo.gl/dAQqbP (visitado em 09/12/2017).
SALLA, Fernanda. O que são fractais. Mundo Estranho. Publicado em 11 de Março de 2011. - Disponível em: https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/o-que-sao-fractais/ (visitado em 09/12/2017).
Paradidático:
MACHADO, Nílson José. Semelhança não é mera coincidência - (Coleção Vivendo a Matemática). Scipione, 2000.
Livro:
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005 -
Últimas notícias